surto de toxoplasmose

Prefeito pede apoio do Ministério da Saúde para garantir medicamentos


Foto: Ramiro Guimarães (divulgação)
Prefeito e secretária de saúde estiveram reunidos com Francisco Paz, titular da secretaria estadual de Saúde 

Depois de pelo menos 21 casos de toxoplasmose confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen-RS), além do número de suspeitas da doença em Santa Maria, o prefeito Jorge Pozzobon (PSDB) e a secretária municipal de Saúde, Liliane Mello Duarte, foram a Porto Alegre nesta segunda-feira. A viagem foi para uma reunião com o secretário estadual de Saúde, Francisco Paz. 

:: Leia todas as notícias sobre o surto de toxoplasmose em Santa Maria ::

De acordo com o prefeito, a reunião foi para solicitar os medicamentos via Sistema Único de Saúde (Sus) em caso de mais pacientes terem diagnóstico da doença e precisem dos remédios. Pozzobon explica que a vinda de mais remédios para cidade seria uma ação antecipada, para evitar falta dos remédios no município. Ele lembra que por ano, Santa Maria registra mais de 5 mil nascimentos e conclui que há um grande número de gestantes na cidade, além de outros pacientes, e por isso é importante garantir grande quantidade de remédios:

- Hoje tem o medicamento na cidade, mas não em larga quantidade. Amanhã, o secretário estará reunido com outros secretários de saúde, porque eles têm uma espécie de convênio, para providenciar a vinda dos medicamentos para a cidade. Nós temos uma parte, o Estado tem uma parte e vamos providenciar mais, tomara que não precise - explicou o prefeito. 

17 respostas sobre a toxoplasmose e cuidados que você precisa ter

Além disso, também foi pedido repasse financeiro para que o município possa contratar o serviço de laboratórios conveniados. Se confirmado o repasse, o Executivo municipal terá suporte maior para coletar amostras e fazer os primeiros testes, antes que sejam enviados ao Lacen. 

O Estado garantiu, também, mais uma suplementação para a compra dos medicamentos Perimetamina, Sulfadiazina e Ácido Folínico (antibióticos e antivirais); além de Espiramicina, que é um remédio específico para a gestação.

Ambulatório irá concentrar atendimentos de pacientes com síndrome febril

Pozzobon ressaltou que, de acordo com o IBGE, Santa Maria tem 277 mil habitantes. No cadastro do Sus, na cidade, são 331 mil pacientes e que, a média de nascimentos por ano, na cidade, ultrapassa os 5 mil, concluindo que o número de gestantes, hoje, é alto na cidade e por isso o município precisa ter um estoque de medicamentos.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, a Espiramicina será buscada junto ao governo do Paraná. Para os demais medicamentos, a Secretaria Estadual de Saúde vai analisar a disponibilidade de conseguir lotes em outros Estados, via governo federal.

REFORÇO EM BRASÍLIA 
De Porto Alegre, Pozzobom seguirá para Brasília. A viagem está marcada para às 6h de terça-feira, e, à tarde, ele deve se reunir o Ministro da Saúde, Gilberto Magalhães Occhi, e com o deputado federal Osmar Terra (MDB), que já foi secretário de Saúde do Estado. Na reunião, o prefeito vai fazer um pedido semelhante ao que fez hoje ao governo estadual: a vinda de mais estoques dos remédios usados no tratamento da toxoplasmose: 

- Nós não queremos dinheiro. Queremos a garantia de que não faltem medicamentos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

'Há possibilidade de mais pacientes com toxoplasmose', diz secretária de Saúde Anterior

'Há possibilidade de mais pacientes com toxoplasmose', diz secretária de Saúde

Análise da água da Corsan pode levar duas semanas para ficar pronta Próximo

Análise da água da Corsan pode levar duas semanas para ficar pronta

Saúde