hospitalizações

Pelo 10º dia consecutivo, ocupação de UTIs é maior de 90% em Santa Maria

18.389

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo (Divulgação)/
Novos leitos anunciados pelo Hospital de Caridade no domingo já entraram em funcionamento nesta segunda-feira

A segunda-feira começou com dados ainda elevados em Santa Maria no que se refere à ocupação de leitos. De acordo com o painel de monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a cidade está com 92,53% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados - um número menor se comparado com domingo, quando o índice estava em 94,8%, mas ainda assim preocupante.

Santa Maria registra mais dois óbitos e total de mortes associadas ao coronavírus chega a 270

Até as 10h07min desta segunda, dos 134 leitos de UTI em Santa Maria, 124 estão ocupados, restando 10 disponíveis, sendo 80 pacientes em leitos Covid. Este é o décimo dia seguido que o município opera com capacidade acima de 90%.

Idosos acima de 85 anos vão poder tomar segunda dose no dia 11 de março

Conforme o mapa, a ocupação de leitos SUS é de 98,4% (63 dos 64 estão em uso), enquanto a ocupação dos privados é de 87,1% (61 dos 70 estão ocupados).

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Fonte: Secretaria Estadual de Saúde (SES)/
Gráfico mostra a ocupação de leitos de UTI pelo SUS na cidade, que estava em 98,4% na manhã desta segunda-feira

No entanto, nesta manhã, o Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo abriu mais 19 leitos (10 UTI e nove clínicos) para tratamento da Covid-19. No domingo, o diretor técnico da instituição, Luis Gustavo Thomé, afirmou que a situação continua complexa, com as equipes tendo que fazer muitos esforços para dar conta da demanda de pacientes. No sábado, os leitos UTI dedicados exclusivamente para a Covid-19 chegaram a ficar lotados.

Média móvel indica momento crescente da pandemia em Santa Maria

Os novos leitos, porém, ainda não constam no painel da SES, mas devem ser atualizados ao longo do dia. Com isso, o Caridade passa a contar com 70 leitos de UTI - sendo 61 exclusivos Covid - e 84 leitos clínicos.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fonte: Secretaria Estadual de Saúde (SES)/
Gráfico mostra a ocupação de leitos privados Covid em Santa Maria, que estava em 87,1% nesta manhã

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SANTA MARIA

  • 34 leitos UTI - 33 ocupados (97,1%)
  • 20 leitos clínicos - 11 ocupados (55%)

HOSPITAL REGIONAL DE SANTA MARIA

  • 30 leitos UTI - 30 ocupados (100%)
  • 40 leitos clínicos - 37 ocupados (92,5%)

HOSPITAL DE CARIDADE DR. ASTROGILDO DE AZEVEDO*

  • 60 leitos UTI - 55 ocupados (91,7%)
  • 75 leitos clínicos - 67 ocupados (89,3%)

* O painel ainda não contabiliza os 19 leitos novos abertos nesta segunda-feira

LEITOS CLÍNICOS

Já em relação aos leitos clínicos (o município conta com 173, no total), 154 estavam ocupados, o que representa 89%. No final de semana, a taxa estava em 89,6%, a mais alta dos últimos 15 dias, de acordo com o painel da SES. No dia 22 de fevereiro, por exemplo, o índice era de 44%. A ocupação de leitos fora de UTI na cidade ultrapassou os 80% na última sexta-feira, quando fechou em 85,9%.

Até as 10h14min, o Hospital Geral Unimed, que possui 12 leitos clínicos Covid-19, estava com 183,3% de ocupação, com 22 pacientes em internação. Segundo o diretor técnico do Hospital Unimed, Claudio Azevedo, o planejamento inicial era de que os 12 leitos clínicos Covid ofertados pela instituição ficassem isolados, em quartos separados, mas como a demanda nos últimos dias cresceu, foi preciso colocar mais de um paciente por quarto, tornando o leito semi-privativo.

Anteriormente, os pacientes com sintomas suspeitos de Covid-19 estavam sendo atendidos no Posto de Triagem, em um contêiner, com entrada pela Rua Barão do Triunfo. No entanto, os atendimentos de casos suspeitos estão sendo feitos, desde 27 de fevereiro, pelo Pronto-Atendimento 24h da Unimed, com entrada pela Rua Venâncio Aires. Conforme Azevedo, o PA da Unimed tem atendido, em média, mais de 100 casos por dia, mais do que o dobro e relação ao final do mês anterior, quando os atendimentos estavam sendo feitos no Posto de Triagem. O PA conta com 13 leitos de observação, que, segundo o médico, estavam praticamente vazios na manhã desta segunda-feira. No contêiner, estão sendo feitos os atendimentos da Medicina Preventiva.

Os atendimentos pediátricos e de pacientes sem sintomas Covid estão sendo feitos no Complexo de Atendimento da Rua Venâncio Aires. Ainda conforme Azevedo, na próxima semana, uma nova plataforma para teleconsulta pediátrica será lançada pela Unimed de Santa Maria, visando dar mais segurança às crianças e adolescentes.

- Notamos que a procura por atendimento pediátrico diminuiu um pouco, e achamos que muitos pais estejam com medo ou receio de se dirigir até o local para procurar pelo serviço, mesmo que o atendimento para as crianças seja separado. Então optamos por disponibilizar esse canal aos nossos usuários - disse.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde (SES) /
Gráfico mostra a evolução da internação de pacientes em leitos clínicos Covid nos últimos 15 dias em Santa Maria

MUDANÇA CONSTANTE
Com a alta ocupação de leitos em Santa Maria e em todo o Estado, por vezes, os leitos são preenchidos mais rapidamente do que o painel do governo do Estado é atualizado. Ainda assim, o mapa de leitos é atualizado mais de uma vez ao dia e mostra a situação diária, com aumento ou queda na ocupação. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Em um ano, número de leitos de UTI é oito vezes maior em Santa Maria

Próximo

Santa Maria registra mais dois óbitos e total de mortes associadas ao coronavírus chega a 270

Saúde