atendimento

Pacientes já começam a ser transferidos em hospitais de Santa Maria

A partir de agora, Unimed passa a receber internações apenas de pacientes com Covid-19. Oito pessoas internadas, que não têm coronavírus, foram encaminhadas ao Caridade

18.357
Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)


Foto: Renan Mattos (Diário)

Hospitais de Santa Maria já começaram a realocar pacientes após a superlotação dos leitos clínicos de Covid-19 nos últimos dias na cidade. Com as novas definições, o Hospital da Unimed passa a atender internações somente em casos de Covid-19. Assim, pacientes com outras doenças que procurarem atendimento na instituição serão transferidos para o Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo. Já pacientes atendidos pelo IPE no Caridade, com coronavírus e outras doenças, serão transferidos para o Hospital da Brigada Militar (HBM).

De acordo com o diretor técnico do Caridade, Luiz Gustavo Thomé, oito pacientes da Unimed já foram transferidos ao Caridade na tarde de quarta-feira. Todos são pacientes que ocupam leitos clínicos e não possuem coronavírus. 

Região de Santa Maria vai receber 13,1 mil doses de vacinas nesta quinta-feira

Para desafogar o atendimento no Caridade, que chegou a ter ocupação de 100% em seus leitos clínicos para Covid, pacientes atendidos pelo IPE estão sendo encaminhados ao Hospital da Brigada. Ainda segundo Thomé, seis pacientes que procuraram o Pronto-Socorro do Caridade com confirmação de coronavírus foram encaminhados para internação no HBM na quarta-feira. Todos estão com quadro de saúde estável. Novos encaminhamentos podem acontecer ao longo desta quinta, a depender de quantas pessoas procurarem atendimento. 

- A ideia é que tenhamos um atendimento unificado, pensando sempre, em primeiro lugar, na saúda da população. Assim, não deixamos ninguém sem atendimento e temos, na medida do possível, leitos de retaguarda. Não queremos que falte leitos na cidade. Toda essa movimentação nos dá mais segurança, porque nos últimos dias chegamos em um ponto bem crítico - afirma Thomé.

Na manhã desta quinta, há sete leitos de UTI Covid vagos no Hospital de Caridade, do total de 31. Há, ainda, três dos 52 leitos clínicos disponíveis. 

O Hospital da Unimed tem 30 leitos clínicos, mas não possui UTI. Com a mudança no atendimento, pessoas com suspeita de Covid-19 que procurarem a Unimed entrarão pela Rua Barão do Triunfo e serão avaliadas em um contêiner. Dessa forma, não há nenhum tipo de contato desses pacientes com as pessoas que procurarem o Pronto-Socorro da Unimed, na Venâncio, que seguirá funcionando para pessoas com outras doenças.

Após a avaliação dos pacientes com suspeita ou confirmação de coronavírus no contêiner, quem estiver em situação estável será internado na própria Unimed, e os casos graves serão transferidos ao Hospital Alcides Brum, junto ao Caridade. 

Segundo o diretor técnico do Hospital Unimed, Claudio Azevedo, ao longo desta quinta-feira será feita a transferência de pacientes Covid que não apresentam quadro grave do Caridade para os leitos clínicos da Unimed, a fim de diminuir a ocupação. Azevedo não soube dizer quantos pacientes serão transferidos. Segundo ele, neste momento, a ocupação dos 30 leitos ainda é baixa. Da mesma forma, há a possibilidade de pacientes não Covid internados na Unimed serem transferidos para o Caridade na tarde desta quinta-feira, caso haja necessidade.

- A partir de agora, também vamos fazer o diagnóstico completo da Covid-19, com tomografia e exame de sangue. Antes, fazíamos tomografia apenas em pacientes não Covid - informou o diretor. 

ONDE BUSCAR ATENDIMENTO NA REDE PARTICULAR

  • Pacientes com confirmação ou suspeita de coronavíus podem seguir procurando o Pronto-Socorro do Hospital Alcides Brum (em anexo ao Caridade, entrada pela Rua Floriano Peixoto) ou a Unimed (com entrada pela Barão do Triunfo)
  • O local de internação do paciente, caso necessário, será destinado de acordo com a gravidade dos sintomas (Unimed ou Hospital da Brigada para casos estáveis e Hospital de Caridade em casos mais graves)
  • Da mesma forma, o Pronto-Socorro da Unimed (entrada pela Venâncio Aires) e do Caridade (entrada pela Avenida Presidente Vargas) seguem atendendo pacientes com outras doenças. As internações serão feitas no Hospital de Caridade

REDE PÚBLICA

  • Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 horas - em Santa Maria, a UPA é referência para o atendimento de pacientes com sintomas respiratórios e casos suspeitos de Covid-19. Endereço - Rua Ari Lagranha Domingues, 188, Bairro Nossa Sra. do Perpetuo Socorro (junto ao Hospital Casa de Saúde)
  • O Pronto-Atendimento (PA) do Patronato e o PA Ruben Noal, no Bairro Tancredo Neves, são referência para casos clínicos não Covid

TELEFONES PARA ORIENTAÇÕES (Onde buscar atendimento sem sair de casa)

  • Disque Covid, da UFSM - (55) 3220-8500 - Das 10h às 16h, voltado à comunidade interna e externa. Todas as orientações serão repassadas por uma equipe de estudantes, colaboradores e profissionais de saúde treinados no Centro de Ciências da Saúde (CCS)
  • Alô, Doutor, da Unimed Santa Maria - (55) 3220-0535 ou 0800 0516600. Voltado, prioritariamente, para clientes Unimed. As linhas telefônicas funcionarão 24 horas e, do outro lado da linha, um médico especialista será responsável pelos atendimentos
  • Disque Vigilância, da Secretaria Estadual da Saúde (SES) - Telefone -150 - e-mail - [email protected] - De segunda a sexta-feira, das 8h30min às 22h. Aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 20h
  • Disque Saúde, do SUS - Telefone -136 - De segunda a sexta, 8h às 20h. Sábado, das 8h às 18h


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190