data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Assessoria de Comunicação (Husm)
Os pacientes que ocupam os leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) começaram a ser transferidos para a nova Central de UTIs da instituição. Até agora, apenas pessoas com Covid-19 estavam em uma ala da Central. Na manhã desta quinta-feira, os pacientes Neonatal foram levados até o 3º andar do novo prédio. Já na quarta, os pacientes da UTI adulto foram instalados no mesmo andar da UTI Covid - transferida dia 26 de fevereiro.
Minutos antes de iniciar o transporte dos pacientes, que seguiu os protocolos de segurança, foi realizada uma breve cerimônia de inauguração da área nova, restrita aos profissionais de cada área.
- Ninguém merece mais essa UTI do que os pacientes, vocês, que trabalham nela, e os alunos que vão aprender como se atua numa UTI qualificada, porque esse é um hospital de ensino. E quanto a nós, da gestão, estar aqui, nesse momento, é uma honra imensurável. Estamos muito emocionados - disse Elaine Resener, diretora do hospital, ao desenlaçar a fita de inauguração da UTI Adulto, na manhã de quarta-feira.
Santa Maria recebe mais 8,8 mil doses da vacina contra a Covid-19
style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">A nova UTI para internação de adultos oferece um total de 10 leitos, apenas um disponível no momento da transferência. Dentre as vantagens da nova área, foram destacadas a adequação do espaço físico à legislação vigente e melhoria das condições de isolamento: todos os leitos são individuais e não há mais enfermarias.
- Foi muito emocionante. Quando a gente entrou aqui e começou a instalar os ventiladores pulmonares, vimos toda essa estrutura pronta e nem acreditávamos. O paciente ganha porque vai ser melhor atendido, e a equipe vai trabalhar num local mais tranquilo, com mais espaço, com mais qualidade e segurança. - afirmou Janice Soares, chefe da Unidade de Cuidados Intensivos e semi-intensivos Adulto.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Assessoria de Comunicação (Husm)
Na manhã de quinta-feira, por volta das 8h, foi transferido o primeiro bebê da UTI Neonatal. Os outros 19 - de alto risco e cuidados intermediários - foram levados até o final da manhã.
- Quem diria que em um ano tão difícil, a gente teria um momento tão maravilhoso como esse. A gente começou a pensar esse projeto há duas décadas. São 20 anos de trabalho, de espera, de organização, de expectativa. Mostra que como a união é importante e como não perder a esperança é importante - recorda Beatriz Silvana da Silveira Porto, intensivista Neonatal, hoje gerente de Ensino e Pesquisa do HUSM.
Há ainda duas UTIs a serem transferidas: a pediátrica, prevista para os próximos dias e a Cardiológica, que irá ocupar o espaço cedido para a UTI Covid.
O TOTAL DE LEITOS DO HUSM
- UTI Covid - 20
- UTI Adulto - 10
- UTI Neonatal - 10 (e outros 10 de cuidado intermediário, que também foram transferidos para a Central)
- UTI Cardiológica - 4