Cuidado

Núcleo de Atendimento Pós-Covid oferta novas especialidades para recuperação de pacientes

Arianne Lima

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Especial)

Com o objetivo de ampliar o quadro de serviços prestados à comunidade santa-mariense durante a pandemia, o Núcleo de Atendimento pós-Covid-19 (NAC) está ofertando novas especialidades. Com a adição da Residência Multiprofissional em Reabilitação Física, além do curso de Fisioterapia, o espaço conta com atendimento de residentes de Nutrição, Psicologia, Enfermagem e Terapia Ocupacional da Universidade Franciscana (UFN).

Saiba onde receber a vacina contra a gripe em Santa Maria

Segundo a professora e coordenadora do curso de Fisioterapia da UFN, Lilian Oliveira, o atendimento multidisciplinar começa a ser ofertado em um momento de alta demanda:

- Nós começamos a observar que os nossos pacientes apresentavam outras características que precisavam do atendimento de outros profissionais para que essa recuperação fosse mais efetiva e, claro, de acordo com avaliação de cada paciente. Mas, foi algo que já vinhamos analisando desde o principio e que se mostrou mais do que importante ter a participação de uma equipe multi. 

A profissional explica que, neste momento, a equipe também conta com a presença do fisioterapeuta do município, Francisco Rocha. Além dos serviços, o NAC deve contar com novas salas: 

-Ainda continuamos com três salas no local, mas a prefeitura estará disponibilizando, no final de janeiro e inicio de fevereiro, outras salas ali mesmo para essa ampliação - afirma Lilian. 

ATENDIMENTO

Mesmo com o recesso da instituição, que iniciou no dia 17 de dezembro de 2021, o NAC continuou funcionando. Lilian explica que a proposta ganhou continuidade com o fisioterapeuta Francisco e outros acadêmicos de Fisioterapia, juntamente com os residentes:

-Reduzimos um pouco esses horários. O Francisco, que é fisioterapeuta pelo município, permanece e alguns alunos nossos estão fazendo estágios extracurriculares, que são aqueles em que eles acompanham outro fisioterapeuta. Então, esses alunos que estão acompanhando vão em dois momentos diferentes agora. Eles vão duas vezes pela manhãs, e três à tarde. 

Além de destacar a importância da experiência ofertada pelo Núcleo tanto a pacientes quanto a residentes, o coordenador da Residência Multiprofissional em Reabilitação Física da UFN, Thiago Durand Mussoi, falou sobre os atendimentos multidisciplinares, que têm ocorrido em dois dias, no turno da tarde. Segundo ele, o horário deve passar por uma ampliação, em breve:

- A partir de março, os atendimentos serão ampliados de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia.

Antes disso, com o retorno do semestre letivo, os atendimentos devem ser normalizados. A previsão é de que a partir do dia 21 de fevereiro novos pacientes sejam aceitos e atendidos nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 12h e nas terças e quintas-feiras, das 13h30min às 16h.

Brasil tem 22,62 milhões de casos de Covid-19

NAC

Desde a inauguração, em agosto de 2021, o Núcleo de Atendimento pós-Covid-19 presta atendimento a pacientes encaminhados pela rede de Atenção Básica do município, que engloba Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias Saúde da Família (ESFs). Os agendamentos são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), gratuitamente.

O NAC é integrado ao Centro de Diagnóstico Nossa Senhora do Rosário (Cedas), na Rua Serafim Valandro - nº 400.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: síndrome gripal supera mil atendimentos em UPA e PAs de Santa Maria na última semana Anterior

VÍDEO: síndrome gripal supera mil atendimentos em UPA e PAs de Santa Maria na última semana

Santa Maria tem 24 locais para fazer o teste da Covid-19 de graça Próximo

Santa Maria tem 24 locais para fazer o teste da Covid-19 de graça

Saúde