saúde pública

Nova etapa da campanha de vacina contra o sarampo começa na segunda

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Rubens Cavallari (Folhapress)/

O Ministério da Saúde, juntamente com as secretarias estaduais e municipais de Saúde, realiza, neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. A partir desta segunda-feira, pessoas de 20 a 29 anos que não possuam comprovação de duas doses da vacina e pessoas de 30 a 49 anos que não possuam comprovação de uma dose da vacina contra o sarampo devem procurar qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) para a verificação da caderneta.

Primeiro dia de atendimento registra 27 chamados na central telefônica do Samu

Trata-se de uma estratégia diferenciada para interromper a circulação do vírus do sarampo no país. Assim, a atualização da caderneta de vacina está sendo realizada de forma seletiva. A primeira etapa, destinada a crianças de 6 meses a menores de 5 anos, ocorreu em outubro. Esse público que não recebeu a vacina na primeira fase pode procurar uma UBS e receber a dose. Em Santa Maria, a estimativa de adultos não vacinados contra o sarampo com idade entre 20 e 29 anos é de cerca de 43 mil. A meta é chegar a 95% desse total. 

Ebserh abre concursos públicos com mais de 60 vagas para o Husm

Esses públicos foram priorizados porque estão entre os mais acometidos e com maior incidência da doença nos surtos registrados em 2019. Em crianças menores de 5 anos, os registros de internações são em maior número e apresentam alto risco de desenvolver complicações, como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que não registrou nenhuma notificação de sarampo neste ano em Santa Maria. Para as pessoas de até 49 anos, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza as doses gratuitamente também nas unidades.

Calendário 

Para pessoas de 20 a 29 anos sem comprovação de duas doses da vacina e para pessoas de 30 a 49 anos sem comprovação de uma dose da vacina, além de profissionais da saúde, independentemente da idade e sem comprovação de duas doses da vacina.

  • De 18 a 30 de novembro - Horários conforme as Salas de Vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
  • 30 de novembro - Dia D, das 8h às 17h, nas Salas de Vacina das UBSs 

* Com informações da prefeitura de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Vacinação contra sarampo para adultos começa nesta segunda-feira

Terceirizados da saúde no município estão com salários atrasados Próximo

Terceirizados da saúde no município estão com salários atrasados

Saúde