Foto: Freepik
Na busca por uma saúde mais adequada, muitas pessoas acabam tomando decisões relacionadas a uma alimentação saudável e à prática de exercícios físicos, ambas comprovadas cientificamente como eficazes. No entanto, algumas ações cotidianas podem ser fundamentais nessa busca, mas muitos nem imaginam. Nesta quarta-feira (6) é comemorado o Dia Nacional do Riso, e o ato de sorrir de forma espontânea pode estar ligado a um estilo de vida mais saudável.
Rir é o melhor remédio
Não basta rir, tem que rir com otimismo. É assim que o cardiologista Diego Roumow, 44 anos, resume a relação do riso com o bem-estar. De acordo com o médico, o ato está ligado à liberação de endorfina, hormônio que provoca relaxamento no corpo e, consequentemente, diminui a pressão arterial e o estresse.
Outro aspecto destacado diz respeito às interações sociais, que estão cada vez mais reduzidas aos meios digitais, provocando dificuldade de comunicação em muitas pessoas, como destaca Roumow.
– O sorrir facilita a interação social, facilita o dia a dia. Existem estudos que mostram que as pessoas que têm o sorriso genuíno possuem um melhor desfecho na condução da carreira, pois são seres com uma melhor capacidade de comunicação e de decisão.
O cardiologista também reforça que o riso faz com que a pessoa se mova mais vezes, ou seja, dá mais passos durante o dia. Sendo assim, também atua no combate ao sedentarismo.
Menor probabilidade de readmissão hospitalar
Seja uma gargalhada ou um simples sorriso em determinado momento do dia, o riso pode ser um importante aliado no tratamento de doenças cardiovasculares. Diego Roumow cita que alguns estudos apontam que pessoas que apresentaram algum problema relacionado ao sistema cardiovascular e que sorriem de forma genuína tem menor probabilidade de readmissão hospitalar pela mesma questão. A afirmação está diretamente relacionada com os hábitos saudáveis que podem ser adotados a partir da sensação de bem-estar.
– As pessoas que sorriem conseguem ter uma alimentação balanceada de maneira mais efetiva. Consequentemente, conseguem ter práticas de atividades físicas mais regulares, melhorando a liberação de endorfina, que acaba por melhorar a qualidade do sono, o dia a dia e reduz doenças. Passa a ter uma melhor saúde cardiovascular, assim como uma saúde geral – ressalta o cardiologista.
Outro dado importante apontado pelo médico é de que 30% das pessoas que manifestam algum problema cardíaco acabam desenvolvendo depressão após o diagnóstico. Sendo assim, rir com otimismo atua como algo capaz de diminuir os casos da doença, visto que colabora para o bom funcionamento do sistema imunológico e reduz as chances de descompensações respiratórias.
Recomendações
Por fim, o cardiologista destaca que o riso espontâneo é fruto de boas relações com pessoas próximas, que deixam o ambiente confortável. Da mesma forma, é importante pensar no bem-estar próprio logo nas primeiras horas do dia para, posteriormente, externar os bons sentimentos.
– Para termos um sorriso genuíno, é preciso acordar e estar bem consigo mesmo. É olhar para você, dar bom dia para você antes de dar bom dia em um grupo ou rede social. É primeiro para você sorrir para si próprio, e depois expressar o sorriso genuíno para tudo que faz na sua vida – completa o médico.
Leia também