Foto: Invicta Racing (Divulgação)
O piloto Gabriel Bortoleto, 20 anos, foi anunciado nesta quarta-feira (6) como o mais novo piloto da Sauber para a disputa da Fórmula 1 em 2025. Natural de São Paulo, ele é o primeiro brasileiro a competir na categoria de forma titular desde Felipe Massa, que defendeu a Williams, em 2017. Em 2020, Pietro Fittipaldi disputou duas etapas, mas como substituto na equipe Haas.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Bortoleto é tido como uma grande promessa do automobilismo mundial. Em 2023, venceu a Fórmula 3, que o credenciou para disputar a Fórmula 2. Na categoria, em 2024, ele ocupa a liderança do campeonato e já venceu duas etapas, em Zeltweg, na Áustria, e em Monza, na Itália. Inclusive, na segunda, ganhou a corrida após largar na última colocação, ultrapassando todos os adversários até a conclusão da prova.
– Todos os pilotos sonham em estar na Fórmula 1 em um dia, e para mim não é diferente. Eu trabalhei durante toda a minha vida para chegar neste lugar, fazer parte de um projeto que vejo um futuro potencial para vencer. Eu estou exatamente na posição que eu gostaria de estar. Isso significa muito para mim – disse Gabriel Bortoletto, nas redes sociais.
Além do interesse dos representantes da Sauber, que contrataram o paulista para 2025, o destaque no esporte chamou a atenção do bicampeão mundial da Fórmula 1, o espanhol Fernando Alonso, que por meio de sua agência resolveu gerenciar a carreira do brasileiro. Até dezembro, ele segue no Programa de Jovens Pilotos da McLaren, que serve para auxiliar jovens pilotos promissores.
Brasil na Fórmula 1
Gabriel Bortoletto é o 32° piloto brasileiro a fazer parte da categoria. Apesar dos sete anos sem pilotos e 31 sem campeões, o Brasil segue como o terceiro país com mais vencedores na Fórmula 1, perdendo para a Alemanha e a Inglaterra. O último campeão foi Ayrton Senna, que conquistou em 1988, 1990 e 1991. Nelson Piquet foi o campeão em 1981, 1983 e 1987, enquanto Emerson Fittipaldi, o primeiro brasileiro a vencer o campeonato, saiu vitorioso em 1972 e 1974.