Resultado preliminar da eleição para Reitoria do IFFar reelege Nídia Heringer

Resultado preliminar da eleição para Reitoria do IFFar reelege Nídia Heringer

Foto: IFFar (Divulgação)

O resultado preliminar da eleição para reitor do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) reelegeu Nídia Heringer como reitora da instituição com 49,35% dos votos. Simone Bochi obteve o segundo lugar, com 29,81%. O edital, publicado na noite de terça-feira (7), também apontou quais foram os diretores escolhidos para comandar os campi localizados em 11 municípios gaúchos pelos próximos quatro anos. O resultado final será publicado na quinta-feira (7).

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Em entrevista ao Diário, Nídia comemora o resultado e destaca a importância do processo democrático. Ela também agradece a concorrente Simone Bochi e a comunidade acadêmica por acolher os projetos propostos no plano de gestão. Segundo a reitora reeleita, o objetivo é lutar para que o IFFar permaneça como uma referência na sociedade quanto educação pública. Atualmente, a instituição conta com 69 cursos técnicos e 54 cursos superiores.

— A partir de 2025, nós iniciaremos um processo de revisão das metas pautadas em 2019 para que podermos então planejar o futuro dos próximos quatro anos, reafirmando metas e objetivos estratégicos. [...]  É muito bom passar por um processo e ser reeleita da maneira que fomos. Começamos em 2021 esse processo de gestão, no momento muito duro da pandemia de Covid-19, que nos enclausurava. Com certeza, esse novo mandato será de concretizar sonhos que ainda não conseguimos fazer até esse final de 2024, mas que se somam aos novos sonhos para mais 4 anos. Até 2029, espero que estejamos juntos, sociedade e IFFar, construindo o que for de melhor para os estudantes de todas as idades que compõem a comunidade da instituição — reforça Nídia.

A apuração dos votos foi feita ao vivo no canal da WebTV IF Farroupilha no Youtube. Segundo a instituição, mais de 10 mil servidores e estudantes participaram da votação. Foram registrados 10297 votos, sendo 8847 de estudantes, 756 de professores e 694 de técnicos-administrativos em educação.

A professora do Campus Frederico Westphalen e presidente da Comissão Eleitoral Central, Silvana Vidor, afirmou que o número de votantes em 2024 superou o de anos anteriores. 

— Isso demonstra o engajamento da comunidade acadêmica neste ano — disse a docente do IFFar no final da transmissão da apuração dos votos.

Propostas para a nova gestão

Ao vivo na Rádio CDN, Nídia apontou as principais propostas para a gestão, divididas em quatro pilares:

  • Permanência e êxito dos estudantes do IFFar;
  • Consolidação das unidades;
  • Promover qualidade de vida dos servidores;
  • Motivar os e avançar as carreiras de profissionais da educação.

— Temos um conjunto de propostas que alcançam o ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização, bem como todas as questões que envolvem infraestrutura das nossas unidades — reforça Nídia.

Segundo ela, por meio de recursos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), está prevista a construção de quatro bibliotecas e quatro refeitórios. As obras devem iniciar em dezembro. Além disso, novas unidades estão previstas no plano de aceleração de crescimento da instituição, bem como uma sede própria para a reitoria do IFFar em Santa Maria. Atualmente, novos campi estão sendo implementados em Caçapava e São Luiz Gonzaga. Atualmente o IFFar conta com cerca de 18 mil estudantes e 1,6 mil servidores.

— Santa Maria está nos nossos sonhos, a construção do campi é um dos objetivos estratégicos para o nosso instituto. Essa questão foi muito discutida e sonhada no último um ano e meio — relembra a reitora.

Quem é Nídia Heringer

Nídia Heringer atua há 12 anos no desenvolvimento do IFFar. Atualmente, ocupa o cargo de reitora, referente ao mandato de 2021 a 2025. Possui mestrado e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Cursou a graduação em Letras — Português Inglês e Respectivas Literaturas na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). É docente do IFFar e foi a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do IFFar de 2012 a fevereiro de 2021. Coordenou o Fórum de Desenvolvimento Institucional da Rede Federal de EPCT/CONIF nas gestões de 2014 e 2015.

Resultado preliminar para reitor

  • Nídia Heringer: 49,35% — 424 votos no segmento docente, 403 votos no segmento técnico administrativo e 2.998 no segmento discente
  • Simone Bochi: 29,81% — 264 votos no segmento docente, 216 no de técnicos administrativos e 2.069 no segmento discente
  • Brancos: 167 discentes, 19 docentes e 18 técnicos administrativos
  • Abstenções: 3.532 discentes, 43 docentes e 49 técnicos administrativos

Resultado preliminar para diretor-geral nos campi

  • Alegrete: Mirian Marchezan Lopes — 66,49% 
  • Frederico Westphalen: Silvana Alves Pedrozo — 50,95%
  • Jaguari: Ricardo Antonio Rodrigues — 41,81%
  • Júlio de Castilhos: Silvia Regina Montagner — 63,32%
  • Panambi: Marcelo Bataglin — 51,60%
  • Santa Rosa: Analice Marchezan — 67,29% 
  • Santo Ângelo: Mariéli Terezinha Krampe Machado — 67,76% 
  • Santo Augusto: Márcia Fink — 73,66% 
  • São Borja: Maíra Frigo Flores — 45,81%
  • São Vicente do Sul: Paulo Roberto Cecconi Deon — 75,5%
  • Uruguaiana: Jhonathan Alberto dos Santos Silveira — 67,11%

Dos 11 campi em funcionamento, sete deles elegeram mulheres para o cargo de diretoras-gerais. Nídia celebra a conquista:

— Somos recorde em mulheres liderança nos IFFs do nosso país, é uma dupla alegria nesse resultado. No IFFar, mulheres e homens se colocam à disposição da comunidade acadêmica, se respeitam. Unidos nós fazemos a educação pública que sonhamos — reforça.


Leia também 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Vitória Parise

POR

Vitória Parise

vitoria.parise@diariosm.com.br

Resultado preliminar da eleição para Reitoria do IFFar reelege Nídia Heringer Anterior

Resultado preliminar da eleição para Reitoria do IFFar reelege Nídia Heringer

Próximo

"Não há orientação de fechar o serviço", diz secretária adjunta de Saúde de Santa Maria sobre escola com casos confirmados de Covid-19

Educação