
Foto: Janaína Wille (Diário)
Emilina Maria Biacce, de 93 anos, foi se vacinar no Monet
A corrida pela imunização contra a gripe é grande em Santa Maria neste sábado. O Dia D de vacinação, que acontece em todo Estado, movimenta as 30 unidades de saúde, além de três locais em distritos e mais dois postos itinerantes, na Praça Saldanha Marinho e no Monet Plaza Shopping.
VÍDEO: mais de 65 alunos com deficiência não irão à escola por falta de transporte
No Centro, as pessoas aproveitaram o sábado ensolarado para visitar a 45ª Feira do Livro e também puderam vacinar-se na unidade móvel, que estava localizada em frente ao Theatro Treze de Maio. De acordo com a enfermeira Evanir Parcianello, a fila começou a se formar antes das 8h, quando a vacinação iniciou no local. Segundo a enfermeira, muitos idosos e pessoas com doenças crônicas procuram o local para se vacinar. Os números totais de pessoas vacinadas neste final de semana só poderão ser conhecidos na segunda-feira, mas, espera-se que cerca de 1 mil façam a vacina só na unidade móvel da praça.

Foto: Janaína Wille (Diário)
Vacinação na Praça Saldanha Marinho teve fila
A aposentada Maria Izar (foto ao lado), 67 anos, aproveitou a passagem pelo Centro para se imunizar.
- Durante a semana fica complicado de ir fazer a vacina, por causa de compromissos. Hoje, sábado, é bem mais fácil - destaca.
Além da Praça Saldanha Marinho, outro ponto móvel de vacinação é o Monet Plaza Shopping. Lá, conforme a coordenadora de marketing Dafne Lopes, estão disponíveis 300 doses, mas podem ser disponibilizadas mais vacinas, de acordo com a procura.
FOTOS: Feira do Livro ganhou novas páginas de inclusão cultural e social
Acompanhada da filha, a aposentada Emilina Maria Biacce, de 93 anos, fez questão de chegar na fila antes mesmo da vacinação iniciar, às 10h.
- É melhor vir cedo, daí tem menos fila. O povo deixa para última hora, eu não. E no sábado é melhor, podemos vir com calma e aproveitar para passear - disse.
Tanto na praça quanto no Monet, crianças não estão sendo vacinadas, porque elas devem fazer duas doses da vacina. Os pais estão sendo orientados a procurar postos de saúde.
A meta da Secretaria de Saúde municipal é de vacinar pelo menos, 90% da população que faz parte do grupo de risco, que são: idosos acima a partir dos 60 anos, crianças com idades entre seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas até 45 dias após o parto, indígenas e trabalhadores da área da saúde. Também poderão ser vacinados professores, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas.
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Para se vacinar, basta levar um documento com foto e, se possível, a carteirinha de vacinação e o cartão SUS.