surto de toxoplasmose

Cartilha online dá orientações sobre cuidados com água

Foto: Deise Fachin (prefeitura de Santa Maria/ Divulgação)

Diante do surto de toxoplasmose, confirmado em abril, em Santa Maria e iniciativas de prevenção à doença, foi divulgada, nesta terça-feira, uma cartilha online sobre os cuidados com a água para o consumo humano. A cartilha foi elaborada pelo Ministério da Saúde e repassada para a vigilância em saúde de Santa Maria. A cartilha ensina como manter caixas d'água e cisternas limpas quais doenças podem ser transmitidas pela água. O material é disponibilizado online, no site da prefeitura. Você pode acessar a cartilha no site do Diário. Clique aqui para acessar a cartilha. 

A ideia é que a ação educativa ensine as pessoas quais os cuidados devem ter com a água a ser consumida independente da origem dela. O material explica, ainda, quais doenças podem ser transmitidas pela água e porque é importante evitar a contaminação. O material ensina como limpar e desinfetar caixas de água ou cisternas, além de apresentar o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua). 

Limpeza de caixas d'água devem ser feitas depois que Corsan terminar de limpar reservatórios

Conforme o material, é importante lavar a caixa-d'água a cada seis meses ou quando ocorrer situações como contaminação da água; entrada de objetos, animais ou pessoas no reservatório; entrada de sujeira no reservatório (como folhas, lama, lodo, entre outras); mudanças nos aspectos da água (como cor, odor ou sabor, por exemplo). 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

No segundo dia de atendimento, Hospital Regional recebe três pacientes Anterior

No segundo dia de atendimento, Hospital Regional recebe três pacientes

Após morte de menino por gripe, Hospital de Tupanciretã suspende visitas Próximo

Após morte de menino por gripe, Hospital de Tupanciretã suspende visitas

Saúde