Foto: Reprodução
A chegada de um bebê na família gera muitas dúvidas em pais, avós e em todos aqueles que convivem com a novidade. Para ajudar pais e responsáveis com dúvidas sobre saúde infantil, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou, em parceria com os laboratórios Pfizer, uma cartilha que responde a 34 perguntas sobre temas como vacinação, alimentação e atividades físicas. O diferencial do material, que faz parte da campanha Mais que um palpite, em combate às fake news, é o formato em que ele foi feito.

Na cartilha, as respostas são formuladas como uma conversa fictícia em grupo de WhatsApp da família da Clarinha, que têm muitas dúvidas sobre a criação dos pequenos. O médico, Doutor Carlos, é adicionado ao grupo pela mãe da Clarinha e passa a responder à Tia Cris, o Primo Cassiano e até a Vovó do Enzo, em uma linguagem simples e com todas as informações necessárias sobre cada um dos assuntos.
Cruz Alta recebe nova ambulância para o Samu
Entre os personagens que participam da conversa está o boneco Palpitinho, mascote da campanha. Criado especialmente para a iniciativa, o personagem representa todos os palpiteiros que cercam os pais, colecionando comentários impróprios sobre diferentes assuntos ligados ao desenvolvimento infantil.
- O que os pais mais desejam é acertar nas decisões sobre os cuidados com seus filhos. Mas, em um cenário permeado por fake news, é preciso empoderar as famílias com informações confiáveis. Para isso, não há fonte mais segura que os pediatras. Com base em evidências científicas e na prática clínica, eles têm as orientações corretas para oferecer uma resposta assertiva às famílias. E este é justamente o propósito da cartilha - afirma o médico Renato Kfouri, presidente do Departamento de Imunizações da SBP.

A nova cartilha está hospedada no site Mais que um palpite e no portal da SBP.