monitoramento

Boletim de Santa Maria contabiliza mais 149 casos de Covid-19

18.297

O boletim epidemiológico de Santa Maria registrou, nesta quinta-feira, mais 149 novos casos confirmados de coronavírus. Com a atualização, a cidade chegou ao total de 2.696 infectados desde o início da pandemia e 40 óbitos - o mais recente divulgado na última segunda

Dona Francisca registra primeiro óbito por coronavírus

Também foram contabilizados mais 10 pacientes recuperados, totalizando 1.768 pessoas. Ainda há outros 3.898 casos suspeitos e 3.142 descartados. 

OCUPAÇÃO DAS UTIS
De acordo com a última atualização da Secretaria Estadual de Saúde (SES), às 19h09min de hoje, a cidade de Santa Maria estava com 64,2% dos leitos de UTI ocupados (70 dos 109 disponíveis). Essa é a taxa mais alta dos últimos 14 dias na cidade - na última segunda, eram 50% de leitos de UTI ocupados. 

Dos 70 pacientes internados, 21 tem o diagnóstico positivo do coronavírus e outros três tem a suspeita da doença ou outra Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A maioria (46) não tem relação com a Covid-19. 

São quatro hospitais na cidade que ofertam os leitos de UTI. A maior ocupação hoje é no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo, que atingiu 82%, uma alta que não registrava há, pelo menos, duas semanas. Dos 41 pacientes, 11 tem Covid-19 e um tem a suspeita ou outra SRAG. 

Hospital Regional de Santa Maria abre mais cinco leitos de UTI

No Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), a situação é um pouco melhor. A ocupação hoje ficou nos 62,1%. Dos 18 pacientes, três tem coronavírus e um a suspeita ou outra SRAG. 

Já o Hospital Regional e o Hospital São Francisco de Assis apresentam taxa de ocupação de 40% e 30%, respectivamente. 

NA REGIÃO
Na Região de Santa Maria, conforme a divisão do modelo de Distanciamento Controlado, a taxa é praticamente a mesma: 64,3% - a maior desde o último domingo. ,

A situação mais preocupante segue sendo a de Santiago, que tem 100% de ocupação das UTIs no Hospital de Caridade. Com exceção do último domingo, que tinha 8 dos 10 leitos ocupados, e da última quarta, que tinha 9 dos 10 ocupados, o cenário é o mesmo nos últimos 14 dias. Entretanto, nenhum dos pacientes tem relação com o coronavírus. 

Os dados de propagação da doença e da capacidade hospitalar são usados pelo governo para calcular as bandeiras de cada região. Um mapa preliminar será divulgado nesta sexta-feira. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Covid-19: Brasil ultrapassa 4 milhões de casos acumulados Anterior

Covid-19: Brasil ultrapassa 4 milhões de casos acumulados

Dona Francisca registra primeiro óbito por coronavírus Próximo

Dona Francisca registra primeiro óbito por coronavírus

Saúde