reforço

Hospital Regional de Santa Maria abre mais cinco leitos de UTI

Ao todo, instituição conta com 60 leitos exclusivos de atendimento a pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19

18.389
Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)

Foto: Pedro Piegas (Diário)

O Hospital Regional de Santa Maria ganhou mais cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) - via Sistema Único de Saúde (SUS) - exclusivos para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Com isso, a instituição passa a contar com 20 leitos intensivos e 40 leitos clínicos de atendimento a pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19.  

Estado propõe que Ensino Infantil retome aulas presenciais na próxima terça

Os leitos recém-habilitados fazem parte de um total de um adicional de 10, anunciados ainda em julho. Os primeiros cinco foram habilitados em 15 de agosto. O atraso na entrega dos últimos cinco ocorreu devido a dificuldades para aquisição de bombas de infusão, já que a demanda por estes itens tem sido alta nos últimos meses, por conta da pandemia.

No entanto, os itens que faltavam para o funcionamento dos novos leitos foram entregues nesta segunda-feira. O ato simbólico de entrega dos aparelhos foi feita na manhã de segunda-feira, pelo prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), pelo secretário de Saúde Guilherme Ribas e pela delegada da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ªCRS) Fabrícia Ennes da Silva Costa.

Setores de abate e desossa são fechados temporariamente após surto de Covid-19 em frigorífico

- No final de julho a secretária Arita havia me solicitado ajuda para comprar, porque a aquisição estava demorando pelo governo do Estado. Começamos todo um movimento e fomos atrás das pessoas. Falamos com o Ministério Público do Trabalho (MPT), que bancaram as 10 bombas de infusão que estavam faltando e chegaram na última sexta-feira - conta Pozzobom.

Foto: Ariéli Ziegler (Divulgação/ Prefeitura) 
Entrega das bombas de infusão foi feita pelo prefeito Jorge Pozzobom, o secretário de Saúde Guilherme Ribas e a delegada da 4ª CRS Fabrícia Ennes da Silva Costa, na manhã de segunda-feira

A garantia desses novos leitos de UTI foi possível em decorrência da atuação conjunta da Justiça Federal de Santa Maria e do Ministério Público do Trabalho (MPT), que fizeram a doação de R$ 216,6 mil para agilizar a abertura de mais 10 leitos de UTI junto ao Hospital Regional. Além disso, o recurso para a compra das 10 bombas de infusão que estavam faltando para os últimos cinco leitos também veio do MPT - cerca de R$ 75 mil.

As tratativas para o aumento da capacidade hospitalar do Regional estavam sendo debatidas desde julho, com a SES, e teve a importante mediação do Ministério Público Federal (MPF).

TAXA DE OCUPAÇÃO
Com a inclusão destes cinco leitos de UTI, a cidade passa a contar com 109 leitos de UTI adulto, sendo que, nesta terça-feira, 64 estão ocupados - o que significa um índice de 58,7% de hospitalizações (conforme a última atualização, às 16h09min).  

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde (SES)

Ao todo, a região de Santa Maria conta com 129 leitos de UTI (Covid e não Covid) adulto. Destes, 80 estão ocupados, o que significa 62% da ocupação. A situação mais crítica é do Hospital de Caridade de Santiago, que está com todas as vagas ocupadas.

O Hospital Regional, que na segunda-feira estava com a taxa de ocupação dos leitos de UTI em 60%, caiu para 35% nesta terça. Já o Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo, cuja taxa estava em 46% na segunda, está com 38 dos 50 leitos de UTI ocupados nesta terça, o que corresponde a 76% no índice de internações.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190