imunização

'Tendo 20 ou 1 mil doses, estamos prontos para vacinar', diz secretário de saúde de Santa Maria

Maurício Araujo

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: João Alves (prefeitura)
Secretário municipal de saúde, Guilherme Ribas, participou do reunião virtual com o ministro Pazuello

Atualizada em 14 de janeiro de 2021, às 21h17min

Uma das notícias mais importantes desde que começou a pandemia de coronavírus chegou: o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse a prefeitos que a vacinação contra a Covid-19 começará na próxima quarta-feira, 20 de janeiro. Após o anúncio, a secretária estadual de saúde, Arita Bergmann, reiterou que o Estado tem estrutura e planejamento para receber e encaminhar às regionais as doses disponíveis. A 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) e o município também confirmaram que estão prontos para começar o processo de vacinação na cidade. Não foi confirmada a quantidade de vacinas que irão para cada estado. O início da imunização, no entanto, depende de aprovação das vacinas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ainda nesta quarta, o Ministério da Saúde infirmou que um avião irá decolar hoje em direção à Índia para buscar dois milhões de doses da vacina.  


Segundo a secretária, ao chegar em Porto Alegre, o Estado precisaria de apenas um dia para distribuir às 18 coordenadorias regionais de saúde as doses. Ainda conforme ela, ao chegar nas CRSs, cada município tem a responsabilidade de ir até a sede para retirar as vacinas e fazer e distribuição na sua rede de atenção básica. Após este processo, os municípios poderiam começar a imunização dos grupos prioritários em até três dias, segundo Arita. A expectativa da secretária é que ainda no primeiro semestre de 2021, cerca de um terço da população prioritária esteja imunizada. 

Estado chega a 9.790 mortes por Covid-19

_ Chegando as vacinas no Estado, já temos estrutura e planejamento para que nossa equipe da central de abastecimento possa em um dia organizar e distribuir para as nossas regionais de saúde. As coordenadorias também podem buscar as vacinas pela agilidade _ explicou a secretária. 

A titular da 4ª CRS, Fabrícia Ennes, afirmou que ainda não recebeu nada oficial. No entanto, como há rotinas planejadas em função das demais vacinas, já se tem tudo organizado. Segundo a coordenadora, as vacinas devem ser recebidas em Santa Maria. Uma reunião, hoje, com os setores de imunizações dos municípios da 4ª deve definir as demais estratégias. 

Avião que buscará 2 milhões de doses da vacina de Oxford tem voo adiado

Conforme Arita, as coordenadorias têm estruturas suficientes de câmaras de conservação para armazenar as doses. Segundo ela, universidades também poderão apoiar a campanha, disponibilizando freezeres para o acondicionamento das vacinas que precisam ser conservadas em temperaturas negativas. Ainda na quarta, o Grupo Técnico de Vacinação para a Covid-19 do Município se reuniu com instituições do Ensino Superior da cidade para estabelecer parcerias, já que há possibilidade de professores e acadêmicos da área de saúde atuarem na logística de vacinação.  

SERINGAS 
A secretária estadual de saúde reafirmou que o Estado tem no estoque 4,2 milhões de seringas, além de ter adquirido mais 10 milhões de seringas agulhadas. A distribuição dos insumos deve ser feita de forma integrada com as doses da vacina 

Fundação oferece cursos gratuitos para pessoas com deficiência visual

GRUPOS PRIORITÁRIOS 
De acordo com o Plano Nacional de Imunização, os grupos prioritários para a campanha são profissionais na linha de frente em contato direto com o vírus, como pessoas que trabalham em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), centros de triagem e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); idosos em lares de longa permanência; idosos fora desses lares escalonados por faixa etária (mais de 80 anos; de 75 a 79 anos; de 70 a 74 anos); indígenas e quilombolas. 

NA CIDADE
O secretário de Saúde de Santa Maria, Guilherme Ribas, participou do encontro virtual com o ministro Pazuello, que reuniu representantes de mais de 120 municípios. Segundo ele, cidade está organizada para iniciar a imunização. 

- Seja com 20 ou 1 mil doses, estamos preparados para iniciar - assegurou ele. 

Ribas reitera que a data de 20 de janeiro é condicionada à aprovação da Anvisa, que deve ocorrer no domingo, além da logística de transporte e da certeza de que será possível que o município auxilie as cidades da região. O apoio às cidades vizinhas, quanto à distribuição, foi confirmado em reunião da AM Centro na manhã de ontem: 

- Vamos dialogar para garantir que seja mais fácil a distribuição de doses e agulhas, descentralizando o Estado. 

As doses são enviadas pelo Ministério da Saúde para a  Secretaria Estadual de Saúde (SES), em Porto Alegre. Da Capital, as vacinas vão para a sede da 4ª CRS e, depois, encaminhadas aos municípios. Das 354 milhões de doses previstas para o Brasil até o final do ano, 8 milhões chegam em janeiro e 30 milhões, em fevereiro. O total, até abril, deve ser de 80 milhões.

*Colaborou Leonardo Catto

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Número de infectados pela Covid-19 no Brasil chega a 8,32 milhões Anterior

Número de infectados pela Covid-19 no Brasil chega a 8,32 milhões

Próximo

Lar de idosas de Santa Maria tem novo surto de Covid-19

Saúde