câmara

Vereadores de Santa Maria se unem contra ameaças ao Parlamento

Autor: Maurício Araujo

Os vereadores de Santa Maria estão unidos contra ameaças externas feitas a integrantes do Parlamento local. Ligações em tons intimidadores foram feitas a alguns parlamentares e denunciadas em redes sociais e na própria Casa Legislativa.

UFSM deflagra começo do processo eleitoral para a reitoria

Os acontecimentos desencadearam a união dos vereadores, da esquerda à direta, para garantir a autonomia institucional, e, principalmente, o livre exercício dos mandatos dos 21 vereadores.

A primeira denúncia foi feita, na manhã da última quinta-feira, pela vereadora Roberta Leitão (PP). Uma suposta assessora que se apresentou como sendo do governo federal ligou para a parlamentar e questionou as atuações dela em relação à fiscalização feita na UPA - que, inclusive, foi o estopim para desencadear uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), da qual a vereadora é a relatora.

A progressista relatou tudo em rede social e levou o caso para conhecimento em sessão plenária. Um boletim de ocorrência foi registrado. Na tribuna, o vereador Rudys (MDB) relatou ter recebido uma ligação em tons ameaçadores, da mesma forma o parlamentar Tony Oliveira (PSL) teria sido coagido.

MEDIDAS

Presidente da Câmara, João Ricardo Vargas (PP), também revelou ameaças. Segundo ele, posturas mais fortes serão adotadas, e os casos serão apurados até as últimas instâncias.

CPI dá sequência aos depoimentos em Itaara

Reuniões com a delegacia regional e a Brigada Militar serão feitas para dar andamento às denúncias. Outros vereadores também se manifestaram em solidariedade, e ressaltaram que no exercício da democracia é preciso dar condições de trabalho para que os vereadores tenham asseguradas suas prerrogativas institucionais.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Presidente do IPE Saúde garante plano para o funcionalismo local Anterior

Presidente do IPE Saúde garante plano para o funcionalismo local

Câmara de Vereadores dá a largada às CPIs no Legislativo local Próximo

Câmara de Vereadores dá a largada às CPIs no Legislativo local

Política