Cabe recurso

TCE emite parecer desfavorável às contas de ex-prefeito de Jaguari

Leandro Belles

"

Em sessão realizada no dia 30 de setembro, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) emitiu parecer desfavorável à aprovação das contas do ex-prefeito de Jaguari João Mario Cristofari (PMDB), referente ao ano de 2012. Segundo a decisão, o gestão não teria respeitado a Lei de Responsabilidade Fiscal ao deixar a prefeitura sem disponibilidade financeira para cobertura de despesas.

O Tribunal também apontou o descumprimento das metas do Plano Nacional de Educação para a educação infantil. O documento foi encaminhado para a Câmara de Vereadores que vai apreciar as contas do mandatário. Cristofari pode recorrer da decisão.

Cristofari havia sido cassado no fim de setembro

O prefeito de Jaguari, João Mario Cristofari (PMDB), teve o mandato cassado por compra de votos. Ele foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) no dia 29 de setembro. Como a decisão é de segunda instância, Cristofari poderia recorrer.

- Nós vamos recorrer, sim, só estou esperando a publicação da decisão para preparar o recurso. Não tem provas concretas contra mim, a mesma pessoa que denuncia é a testemunha - disse o prefeito na ocasião.

Com o afastamento de Cristofari do cargo, e também de seu vice (igualmente cassado), a vereadora Cátia Siqueira (Solidariedade), que presidia a Câmara de Vereadores de Jaguari, assumiu o comando da prefeitura na última terça-feira. A Justiça determinou também que seja realizada nova eleição para escolher o prefeito da cidade. A data do pleito ainda não foi definida.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Veja quem sai fortalecido ou enfraquecido para as eleições municipais

Próximo

Dilma lidera em 15 dos 27 Estados

Política