Aos olhos da comunidade, membros do governo e familiares, o prefeito Rodrigo Decimo (PSDB) e a vice Lúcia Madruga (Progressistas) tomaram posse nesta quarta-feira (1º) para o início dos mandatos. A gestão foi eleita em 27 de outubro com 57,50% dos votos. Na sessão, realizada no auditório da Universidade Franciscana, os 21 vereadores eleitos em Santa Maria também foram empossados.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A cerimônia foi conduzida pela vereadora mais votada, Alice Carvalho (PSol) – a primeira mulher negra a conduzir uma sessão na história do parlamento santa-mariense. Como atos iniciais, os 21 vereadores eleitos realizaram o juramento e a declaração de bens, seguido da assinatura do termo de posse.
Aplaudidos de pé pela mesa e convidados, Rodrigo Decimo e Lúcia Madruga deram sequência a sessão e foram empossados. Em 166 anos, é a primeira vez que uma mulher assume a vice-prefeitura de Santa Maria. No primeiro discurso como prefeito empossado, Rodrigo Decimo fez os agradecimentos e falou sobre as prioridades do mandato, que se estende até dezembro de 2028:
– Esse momento marca um novo capítulo na história de Santa Maria. Tenho um orgulho, uma honra e uma grande gratidão em assumir a responsabilidade de ser prefeito pelos próximos quatro anos. Reforço que, a partir de hoje, governaremos para toda a cidade de Santa Maria. Desde a vitória nas eleições começamos a pensar em um modelo de gestão que foque em resultados e que, por meio da gestão transparente e comprometida, faremos uma administração em que os serviços públicos funcionem com mais qualidade.
O discurso de Alice Carvalho encaminhou o fim da sessão. Ela agradeceu os 4.129 votos que a colocaram na posição de vereadora mais votada nas eleições de 2024 e também destacou a falta de representatividade negra na política de Santa Maria:
– Quando observamos a falta de representatividade negra não precisamos ir muito longe. Basta olharmos para quantos eleitos e secretários de municípios temos hoje. Não é estranho que eu seja a única pessoa negra nessa cidade a ocupar um espaço de poder? Através do nosso mandato, que inicia hoje, eu quero cada vez mais que meninas e mulheres, negros e negras, jovens e trabalhadores consigam se imaginar nesse lugar. A nossa atuação, na legislatura que se inicia agora, será pautada para evitar que a Câmara feche os olhos para tudo isso.
Após a posse, ocorreu a eleição da presidência da Câmara de Vereadores. Pelo acordo selado entre o bloco do governo, o chefe da Casa em 2025 será Admar Pozzobom (PSDB).
Vereadores empossados:
- Alice Carvalho (PSol)
- Valdir Oliveira (PT)
- Rudinei Rodrigues (MDB)
- Sergio Cechin (Progressistas)
- Alexandre Vargas (Republicanos)
- Admar Pozzobom (PSDB)
- Tubias Calil (PL)
- Sidi Cardoso (PT)
- Helen Cabral (PT)
- Givago Ribeiro (PSDB)
- Coronel Vargas (PL)
- Marina Callegaro (PT)
- Wernel Rempel (PC do B)
- Luiz Roberto Ceolin Meneghetti (Novo)
- Lorenzo Mazzine Pichinin (PSDB)
- Tony Oliveira (Podemos)
- Marcelo Zappe Bisogno (União Brasil)
- Luiz Fernando Cuozzo Lemos (PDT)
- Luis Carlos Fort (Progressitas)
- Adelar Vargas (MDB)
- Guilherme Badke (Republicanos)
Confira a sessão completa, transmitida pela TV Câmara:
Transmissão de cargo
Ocorre também, nesta quarta-feira, a transmissão de Jorge Pozzobom (PSDB) para Rodrigo Decimo e a posse do secretariado. O ato será realizado no LabCriativo do Mercado da Vila Belga, às 19h.
Leia também: