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Quem são os 24 secretários confirmados para a prefeitura de Santa Maria em 2025

Jaqueline Silveira e Thais Immig

Quem são os 24 secretários confirmados para a prefeitura de Santa Maria em 2025

Foto: Guilherme Brum e Samuel Marques (PMSM)

Na antevéspera de assumir o comando de Santa Maria, Rodrigo Decimo (PSDB) anunciou os últimos quatro nomes do primeiro escalão e, com isso, completou a lista dos 24 secretários confirmados para 2025 (confira a lista abaixo). Os novos integrantes da gestão assumem as pastas na quarta-feira (1º) quando ocorre a posse do prefeito eleito e da vice-prefeita Lúcia Madruga (Progressistas).


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Ao total na estrutura administrativa são 23 secretarias, contudo, o governo iniciará com 24 , já que Decimo anunciou a criação de uma pasta extraordinária, que é por meio de decreto: a de Projetos Especiais. O engenheiro civil José Antônio Azevedo Gomes, atual titular da Secretaria de Projetos e Captação de Recursos, foi o escolhido. Com o anúncio desta segunda-feira (30), ​Decimo completa a lista dos 24 integrantes do secretariado. 

– Nosso secretariado está praticamente completo, e temos convicção que a equipe está pronta para assumir as funções e dar sequência nos nossos projetos e planejamentos – afirmou Decimo.


Confira os nomes anunciados até o momento: 

Adelar Vargas – Secretaria de Município de Resiliência Climática e Relações Comunitárias

Reeleito para o terceiro mandato como vereador no Legislativo Municipal, Adelar Vargas, popularmente conhecido como Bolinha, é formado em Gestão Pública pela Unopar. Também foi presidente da União das Associações Comunitárias (UAC) e secretário de Ação Comunitária, Cidadania e Defesa Civil (de 2010 a 2016).


Beloyannes Orengo de Pietro Junior — Secretaria de Município de Licenciamento e Desburocratização

Servidor público do município desde 2000, Pietro é o atual secretário de Licenciamento e Desburocratização, tendo atuado como adjunto na mesma pasta. É bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com especialização na área tributária. Também foi coordenador do Poupa Tempo Santa Maria e atuou ao longo dos anos no Setor de Fiscalização da Prefeitura.



Carolina Lisowski  — Secretaria de Governança

Graduada em Direito e Letras, mestre e doutora pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora universitária e coordenadora do curso de Direito na Faculdade Palotina (Fapas). Trabalha com gestão pública desde 2011, e atua na Prefeitura de Santa Maria desde 2013, já tendo sido secretária de Gestão e Administração e Controladora Geral do Município.


Clairton Motta — Secretário interino de Transparência e Controle

Formado em Gestão Pública, já foi superintendente de Recursos Humanos e atuou tbm como superintendente de controle interno. É o atual titular da controladoria e auditoria geral do município.


Diego Rigon de Oliveira — Secretaria de Meio Ambiente

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com especialização em Direito Ambiental. O analista ambiental e professor da rede estadual de ensino também atuou como gerente regional da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) em Santa Maria.


Ewerton Falk — Secretaria de Turismo

Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Pelotas, com MBA em Gestão Empresarial e mestrado em Políticas Sociais e Direitos Humanos, é economista, ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e atuou como secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, secretário de Licenciamento e Desburocratização e, também, como presidente do Instituto de Planejamento (Iplan).


Getúlio Vargas — Secretaria de Segurança e Ordem Pública

Atual vereador (2020/24), Getúlio de Vargas foi agente da Polícia Federal por mais de 40 anos. Desde 2001, atuou como delegado da PF, sendo chefe da Delegacia da Polícia Federal em Santa Maria de 2006 até 2021. É formado em Direito pela Faculdade de Direito de Santo Ângelo, com especialização em Quântico, no Departamento Americano de Entorpecentes (DEA – EUA), e pós-graduando em Gestão de Segurança Pública, Investigação Criminal, Tecnologia e Inteligência Artificial.


Gilvan Ribeiro — Secretaria de Esporte e Lazer

Atleta olímpico nos Jogos do Rio 2016 e medalhista no Pan-Americano de Toronto (2015) e Guadalajara (2011), representou a seleção brasileira de canoagem ao longo de 15 anos por mais de 25 países. Gilvan é psicólogo formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e jornalista, formado pela Universidade Franciscana (UFN). É o atual titular da Secretaria de Esporte e integrante da comissão de atletas do Comitê Olímpico do Brasil (COB).


Gisele Bauer Mahmud — Secretaria de Educação

Graduada em Pedagogia pela Universidade Franciscana (UFN), especialista em Gestão Escolar e Psicopedagogia e mestranda no Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens da UFN. Trabalhou nas redes particular e estadual e é professora do quadro do município há 30 anos, atuando como professora e diretora de escola. Foi superintendente pedagógica e, atualmente, é a titular da Secretaria Municipal de Educação.


Guilherme Cortez — Procuradoria-Geral do Município 

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma). Advogado, especialista em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É o atual Procurador-Geral do Município, tendo atuado, também, como chefe da Casa Civil, secretário de Finanças e secretário de Gestão e Modernização Administrativa.


Guilherme Ribas — Secretaria de Saúde

Profissional de Educação Física formado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com residência em Saúde da Família na UFSM. Foi Presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul entre 2022 e 2024. Atua desde 2015 na Secretaria de Saúde de Santa Maria como chefe de Gabinete, adjunto e, atualmente, secretário.


Guilherme Schneider — Secretaria de Urbanismo e Projetos

Arquiteto e Urbanista formado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é professor de Arquitetura na Ulbra/SM. É sócio-fundador do escritório LP Arquitetos, onde atua em projetos de incorporação há mais de 15 anos. O empreendedor faz parte da diretoria do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) e representa o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Comphic) e outros conselhos da entidade.


José Antônio de Azevedo Gomes ​— Secretaria Extraordinária de Projetos Especiais

Formado em Engenharia Civil Pela Universidade Federal Fluminense (RJ), com especialização em Recursos Hídricos e Mecânica dos Solos, José Antônio também é bacharel em Direito pela Faculdade Palotina (Fapas). Servidor público há 15 anos, esteve à frente da Secretaria de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos e da Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana.


Juliano Soares — Secretaria de Desenvolvimento Social

Advogado formado na Universidade de Cruz Alta (Unicruz) e vereador por dois mandatos no Legislativo Municipal, Juliano Soares, popularmente conhecido como Juba, já atuou como secretário de Habitação e Regularização Fundiária, diretor legislativo na Câmara de Vereadores e delegado regional da Secretaria de Trabalho do Estado.


Liana Ebling — Secretaria de Planejamento e Administração

A administradora de empresas é formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com MBA em Liderança, Gestão e Inovação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS). Liana é superintendente executiva de governo da Caixa Econômica Federal da região Centro-Sul do Estado, compreendendo 100 municípios.


Luiz Carlos Fort — Secretaria de Serviços Públicos

Empresário, corretor de imóveis e formando em Direito na Faculdade Palotina (Fapas), Fort foi eleito quatro vezes vereador em Santa Maria – a primeira em 2004 e a última em 2024 –, sendo presidente do Legislativo municipal em 2016.


Luiz Carlos Teixeira de Oliveira — Secretaria da Fazenda

Contador formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o empresário contábil é vice-presidente de Serviços da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) e diretor regional do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Rio Grande do Sul (Sescon-RS).


Marcelo Dalla Corte — Secretaria de Desenvolvimento Rural
Servidor público municipal, Dalla Corte é analista de sistemas formado na Universidade Franciscana (UFN). É especialista em Gestão Pública, Auditoria e Controladoria. Na Prefeitura, atuou como superintendente administrativo-financeiro da Secretaria de Saúde, secretário adjunto de Desenvolvimento Rural e secretário adjunto da Habitação.


Ronie Gabbi — Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

Doutor em Desenvolvimento Regional e Dinâmicas de Mercado pela Universidade Regional do Noroeste do RS (Unijuí). Mestre em Agricultura de Precisão pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduado em Administração e especialista em Gestão Empresarial. É professor de MBA e Pós-Graduação em faculdades de Santa Maria.


Rose Carneiro ​— Secretaria de Cultura

Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pós-graduada em Marketing e Recursos Humanos. Atual secretária da pasta. É produtora cultural com mais de 20 anos de experiência na área, atuando no planejamento e produção cultural em todo o Estado.


Solaine Massirer — Secretaria de Gestão de Pessoas 

Professora aposentada da Rede Municipal de Ensino com 45 anos de experiência na docência. Atuou como superintendente de Gestão de Pessoal da Secretaria Municipal de Educação e foi secretária adjunta de Administração e Gestão de Pessoas na Prefeitura de Santa Maria.


Tânia Moreira ​— Secretaria de Comunicação

Jornalista formada na Universidade Católica de Pelotas, Tânia atuou no Grupo RBS como repórter, apresentadora e coordenadora do Jornal do Almoço. Foi secretária de Comunicação do governo do Estado de 2019 a 2024, secretária de Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre e diretora da TV Assembleia. Desde 1990, coordena campanhas políticas de rádio e TV, sendo a última a de Rodrigo Decimo e Lúcia Madruga.


Wagner Bitencourt — Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária 

Está há 16 anos no Executivo municipal, atuando há 12 anos na Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária.


Wagner da Rosa ​— Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade

Formado em Administração de Empresas pela Faculdade Metodista Centenário (Fames). Atual secretário de Infraestrutura, pasta em que atua há mais de 4 anos.


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