Tales Trindade

Após o término das apurações, Rodrigo Decimo (PSDB) e sua vice, Lúcia Madruga, se reuniram com apoiadores no comitê instalado na Rua Venâncio Aires. Apoiadores comemoraram a colocação do candidato tucano e a possibilidade de disputar, em segundo turno, a prefeitura de Santa Maria.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em entrevista à Rádio CDN (93.5 FM), o atual vice-prefeito, que teve 25,86% dos votos válidos, afirmou estar feliz e que, a classificação, representa amadurecimento no processo:
- Representa para nós o reconhecimento dos eleitores, de uma proposta que está dando certo. Ainda estamos fazendo mudanças. Essas mudanças precisam continuar e Santa Maria merece isso.
Questionado sobre a continuidade da campanha, o tucano afirmou que a segunda-feira (7) representa uma nova etapa e que estará com energias focadas em conseguir alianças com os demais partidos:
- Estamos confiantes em levar nossas propostas de uma forma unificada, com os candidatos que não passaram para o segundo turno (...) Nossa postura permanecerá a mesma: de diálogo e propostas. Queremos evoluir.

No comitê, a esposa e dois filhos acompanhavam o candidato, além de autoridades municipais, como o prefeito Jorge Pozzobom, o procurador jurídico e presidente do PSDB em Santa Maria, Guilherme Cortez, e os secretários Rodrigo Menna Barreto, Michele Antonello, Wagner da Rosa e Tiago Sanchotene.
Em discurso, a professora e ex-secretária municipal de Educação, Lúcia Madruga, afirmou que a campanha eleitoral foi feita "a muitas mãos":
- Isso gera esse movimento que contagia. É isso que precisamos continuar fazendo, contagiar as pessoas com sentimento verdadeiro pela nossa cidade.

O segundo turno das eleições municipais está marcado para 27 de outubro. O adversário de Rodrigo Decimo é Valdeci Oliveira (PT), que teve 40,63% dos votos válidos em primeiro turno.
Quem é Rodrigo Decimo
Atual vice-prefeito de Santa Maria, Decimo representa a coligação “Todos por Santa Maria” (Federação PSDB-Cidadania, Progressistas, PSD, PSB e Republicanos). Sua vice-prefeita é a professora e ex-secretária municipal de Educação, Lúcia Madruga.
- Natural de Uruguaiana.
- 56 anos.
- É engenheiro civil e empresário no ramo da construção civil.
- Ingressou na política nas eleições de 2020, quando concorreu a vice-prefeito pelo PSL. Em 2024, ingressou no PSDB para ser o candidato a prefeito.
- Atuou em entidades representativas de classe ligadas à construção civil, ramo empresarial e ao comércio, como a presidência da Cacism.