Foto: Beto Albert (Diário)
Os vereadores eleitos para o pleito de 2025/2028 foram eleitos neste domingo (6). Dos 257 candidatos, 21 conquistaram as cadeiras do Legislativo de Santa Maria, que terão como algumas das atribuições ouvir as demandas da comunidade, propor e votar leis que impactam na vida dos habitantes dos seus municípios.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Confira a lista, de acordo com a votação, dos 21 vereadores eleitos nestas eleições, cujo mandato terá início em janeiro de 2025:
- Alice Carvalho (PSol): 4.129 votos
- Valdir Oliveira (PT): 4.036 votos
- Rudinei Rodrigues (MDB): 3.796 votos
- Sergio Cechin (Progressistas): 3.220 votos
- Alexandre Vargas (Republicanos): 3.089 votos
- Admar Pozzobom (PSDB): 2.978 votos
- Tubias Calil (PL): 2.922 votos
- Sidi Cardoso (PT): 2.892 votos
- Helen Cabral (PT): 2.555 votos
- Givago Ribeiro (PSDB): 2.507 votos
- Coronel Vargas (PL): 2.459 votos
- Marina Callegaro (PT): 2.354 votos
- Wernel Rempel (PC do B): 2.070 votos
- Luiz Roberto Ceolin Meneghetti (Novo): 2.028 votos
- Lorenzo Mazzine Pichinin (PSDB): 1.834 votos
- Tony Oliveira (Podemos): 1.804 votos
- Marcelo Zappe Bisogno (União Brasil): 1.777 votos
- Luiz Fernando Cuozzo Lemos (PDT): 1.702 votos
- Luis Carlos Fort (Progressitas): 1.665 votos
- Adelar Vargas (MDB): 1.648 votos
- Guilherme Badke (Republicanos): 1.279 votos
O que fazem os vereadores?
Em conjunto com o prefeito, vereadores trabalham na promoção dos interesses e do bem-estar da população, mas de forma diferente. Os representantes do Legislativo – no caso de Santa Maria, são 21 integrantes – têm como principal atribuição ouvir as demandas da comunidade, propor e votar leis que impactam na vida dos habitantes dos seus municípios.
Também é da competência dos parlamentares fiscalizar se o prefeito e seus secretários estão colocando as leis em prática e se os serviços básicos estão sendo ofertados de forma adequada. Além disso, os vereadores têm de acompanhar a aplicação dos recursos pelo prefeito com base no orçamento pela própria Câmara.
De forma geral, as atribuições do vereador são:
Os vereadores são eleitos pelo sistema proporcional, que não considera apenas a votação individual do candidato, mas também o total de votos dados ao partido ou federação. Diferentemente da votação majoritária para prefeito, em que o mais votado vence, nem sempre o parlamentar que receber mais votos será eleito. Para isso, o candidato depende de um número mínimo de votos conquistado pelo partido.
- Propor, debater e votar leis que estejam de acordo com os interesses e o bem-estar da população em áreas como educação, saúde e saneamento básico;
- Fiscalizar o trabalho do Poder Executivo em relação ao cumprimento das leis e da boa aplicação e gestão do dinheiro público;
- Revisar, debater e votar matérias, entre elas, a Lei de Diretrizes Orçamentárias Anual (LOA) para garantir que os recursos sejam utilizados de maneira eficiente, o Plano Diretor, que são as regras de organização de um município ( tamanho de prédios, áreas para construção de condomínios, por exemplo), o Código de Posturas, que trata de regras de convivência e de realização de atividades.
Leia mais:
- Vereadores podem prometer obras e garantir serviços? Entenda quais são as atribuições deste cargo
- Eleições 2024: no vestibular a vereador, são 12 por vaga em Santa Maria; confira o listão dos candidatos ao Legislativo
- Boca de urna, distribuição de santinhos e propaganda: saiba quais são os principais crimes eleitorais