espera

Prazos não cumpridos fazem prédios históricos sucumbirem ao tempo

Maurício Araujo

Um dos maiores problemas do Poder Público, não exclusivamente de Santa Maria, é o não cumprimento de prazos. Além de gerar expectativa na população, causa frustração em uma sociedade, infelizmente, já acostumada com muitos discursos. No começo do ano, o Diário fez duas reportagens: uma envolvendo a revitalização da Casa de Cultura e outra sobre a licitação para a conclusão do edifício Galeria Rio Branco. Os prazos, à época, seriam cumpridos, conforme o Executivo, no primeiro semestre de 2021 (dia 30 de junho). A pouco menos de duas semanas para o fim do mês, um deles está confirmado que não se cumprirá e o outro, mesmo que a prefeitura não fale, tende a não se efetivar.

CASA DE CULTURA

Após as readequações no projeto arquitetônico da Casa de Cultura, a prefeitura está na fase de realizar os projetos complementares, como o hidráulico e o elétrico, essenciais para a aprovação de outros órgãos e, claro, para que o projeto seja licitado.

A polêmica publicação de Ricardo Blattes

Questionada, a prefeitura justifica que, devido às escalas de trabalho dos profissionais, por conta da pandemia de coronavírus, não é possível afirmar que essa etapa seja concluída dentro do prazo - a reportagem foi publicada em fevereiro deste ano. A finalização dos projetos é necessária para o encaminhamento seguinte, disse a administração municipal. O objetivo, agora, é que seja feito até o final de 2021.

Comandante do Exército vem a Santa Maria em julho

De seis em seis meses, o prédio da Casa de Cultura sucumbe, fechado e sem atividades, há cinco anos, em pleno centro da cidade.

GALERIA RIO BRANCO

São 50 anos de espera. Em fevereiro, a prefeitura de Santa Maria trabalhava em um Termo de Referência para garantir a licitação do Condomínio Galeria Rio Branco, na histórica avenida central de mesmo nome. O objetivo é permutar, sem torna de valor, o imóvel por área construída. O Poder Executivo afirma que uma reunião, ainda nesta semana, vai ser feita para tratar do andamento do processo, e, só após isso, deverá ter respostas.

A prefeitura não confirma se o prazo será cumprido. A poucos dias do fim do primeiro semestre, a tendência é que a licitação, até o fim deste mês, fique mesmo só no discurso. Mas ainda há tempo.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

No Sala de Debate, Ricardo Blattes fala sobre publicação polêmica Anterior

No Sala de Debate, Ricardo Blattes fala sobre publicação polêmica

Próximo

Vereadores confirmam R$ 6,6 milhões em viagem a Brasília

Política