eleições 2018

Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta

Eduardo Tesch


Foto: Renan Mattos (Diário)
Com o fim de prazos e convocação de mesários, a Justiça Eleitoral vive dias agitados

Termina nesta quinta-feira o prazo para o eleitor que deseja, por algum motivo, votar fora de sua seção eleitoral, fazer a inscrição para o voto em trânsito. O pedido deve ser feito pessoalmente nos cartórios eleitorais - basta levar a carteira de identidade. Após realizar a solicitação, o eleitor recebe um comprovante de requerimento, que deverá ser apresentado no dia da votação, na seção eleitoral estabelecida.

Eleição 2018 tem recorde de candidaturas de vereadores de Santa Maria

 O chefe do cartório da 135ª Zona Eleitoral, Vinícius Teixeira, ressalta que há diferenças no voto em trânsito, dependendo da cidade de origem do eleitor. 

- Quem for do Rio Grande do Sul e pedir pra votar em Santa Maria, por exemplo, tem direito a votar em todos os cargos. Já quem é de fora do Estado só vai poder votar para presidente - explica Teixeira.

Também termina na quinta o prazo para que eleitores com deficiência ou com dificuldade de locomoção solicitem a troca de seção por dificuldades de acesso ao local de votação. Para Teixeira, apesar de a Justiça Eleitoral ter um mapeamento das pessoas que já possuem alguma deficiência, se essa é a primeira votação que a pessoa enfrenta alguma dificuldade, ela deve procurar a Justiça Eleitoral.

Pesquisa aponta que maioria dos eleitores não confia nas informações recebidas em redes sociais

- Nós recebemos um mapeamento das seções em cada eleição. Mas, como uma pessoa pode ficar impossibilitada de um ano para o outro, a gente pede que nos procurem. Assim, vamos encontrar um local adequado para estas pessoas, analisando caso a caso - afirma ele. 

MESÁRIOS

Durante a tarde de ontem, a movimentação de mesários que foram convocados para trabalhar no pleito era intensa na Justiça Eleitoral. A funcionária pública Rosa Mari Piaia, 50 anos, diz que se apresentou porque precisa cumprir com o seu papel de eleitora, mas reclama dos critérios adotados para a convocação.

- Há pessoas muito mais novas do que eu e não são convocadas. É a primeira vez que vou votar em Santa Maria e já fui chamada. Acho que eles deveriam chamar pessoas mais jovens - argumenta Rosa.

Mais de mil mesários têm de comparecer à Justiça Eleitoral de Santa Maria

Mas, segundo o chefe da 135ª Zona Eleitoral, a escolha dos mesários é feita de forma aleatória. Ele ressalta que qualquer pessoa, até 69 anos, pode ser chamada. 

- Qualquer um pode ser convocado e essa pessoa deve exercer esse papel. Não podemos deixar uma zona só com pessoas novas ou velhas trabalhando, não faz o menor sentido. As pessoas precisam entender - esclareceu Teixeira.

 VOTO EM TRÂNSITO

  • O eleitor deve procurar os cartórios da 135ª e 41ª Zonas Eleitorais de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, na Avenida Nossa Senhora Medianeira, 2053, até quinta-feira.
  • É necessário levar o documento de identidade
  • Pessoas que solicitarem votar em trânsito no Estado de origem poderão votar em todos os cargos. Já quem for votar fora do Estado, poderá optar apenas pelo presidente.
  • O voto em trânsito é permitido apenas em cidades com mais de 200 mil eleitores
  • O eleitor que se inscrever para votar em trânsito e, nos dias de eleição, não estiver na cidade indicada, não poderá votar. Nesse caso, ele terá que justificar o voto

PESSOAS COM DIFICULDADES DE LOCOMOÇÃO

  • Quem tiver algum tipo de deficiência ou dificuldade de locomoção deve procurar a Justiça Eleitoral para solicitar a transferência de seção de votação para um local adequado 
  • Informações pelo telefone - (55) 3222-8459 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

As propostas para a saúde dos candidatos ao governo do Estado Anterior

As propostas para a saúde dos candidatos ao governo do Estado

Pesquisa aponta que maioria dos eleitores não confia nas informações recebidas em redes sociais Próximo

Pesquisa aponta que maioria dos eleitores não confia nas informações recebidas em redes sociais

Política