eleições 2018

Pesquisa aponta que maioria dos eleitores não confia nas informações recebidas em redes sociais

Na pesquisa divulgada nesta segunda-feira realizada pela CNT/MDA, a maioria dos entrevistados disse não confiar nas informações recebidas por meio de redes sociais sobre eleições e política: 64,1%, enquanto 12,8% disse que confia. Mas, de acordo com a pesquisa, o número de pessoas que confirmam a veracidade das informações que recebe por meio das redes sociais é diferente: 43,1 % dos entrevistados conferem enquanto 34,3% não checam. 

Em outra questão aplicada na pesquisa, 24,1 % das pessoas acreditam que as informações sobre política e eleições poderão influenciar o próprio voto, enquanto a maioria, 51,6% disse não serão influenciados. 

A pesquisa foi feita de 15 a 18 de agosto em 137 municípios de 25 estados. Foram aplicadas 2.002 entrevistas e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-09086/2018. Veja, abaixo, como se comportam os entrevistados em relação aos meios de comunicação: Para ler a pesquisa na íntegra, clique aqui. 


Grau de interesse na eleição presidencial deste ano? 

Reposta

Agosto 2018 (%)

Muito interesse 24,4
Interesse médio 24,7
Pouco interesse 26,7
Nenhum interesse 23,5
Não sabe / Não respondeu 0,7
Total 100,0

Percentual que pretende acompanhar o programa eleitoral 

RepostaAgosto 2018 (%)
Sim, vou acompanhar todos os dias 18,1
Sim, vou acompanhar de vez em quando 40,7
Não, não tenho interesse em programa eleitoral 40,4
Não sabe / Não respondeu 0,8
Total 100,0

Meios de comunicação no qual busca informações sobre política

Reposta
Agosto 2018 (%)
Televisão 63,7
Internet (blogs, sites, etc) 28,7
Redes sociais (WhatsApp, Instagram, Facebook, etc) 18,8
Amigos / boca a boca 9,4
Rádio 8,1
Jornal impresso 6,8
Revistas 0,5
Outros 0,3
Não se informa 10,3
Não sabe / Não respondeu 0,8

Realizam algum tipo de busca ou pesquisa sobre os candidatos a Presidência da República na internet

Reposta
Agosto 2018 (%)
Sim, já busquei ou pesquisei 24,6
Não, não busquei ou pesquisei ainda, mas farei isso até o
dia das eleições 
28,7
Não, não busquei ou pesquisei e nem farei isso 45,0
Não sabe / Não respondeu 1,7
Total 100,0

Meios de comunicação considerados como os mais importantes para formação de opinião geral sobre o Brasil

Reposta
Agosto 2018 (%)
Televisão 67,2
Internet (blogs, sites, etc) 30,8
Redes sociais (WhatsApp, Instagram, Facebook, etc) 17,3
Amigos / boca a boca 8,8
Jornal impresso 7,7
Rádio 7,5
Revistas 0,6
Outros 0,4
Não se informa 5,8
Não sabe / Não respondeu 0,9

Meio com maior influência na decisão do voto

Reposta
Agosto 2018 (%)
Debate eleitoral 34,2
Programa eleitoral em televisão 20,4
Conversas com pessoas conhecidas 8,7
Redes sociais 7,7  
Reportagens veiculadas na mídia 5,9
Programa eleitoral em rádio 1,5
Nenhum destes meios me influencia 19,5
Não sabe / Não respondeu 2,1
Total 100,0

Percentual que confia nas informações recebidas por meio de redes sociais em relação à política e eleições

Reposta
Agosto 2018 (%)
Sim 12,8
Não 64,1
Não utilizo redes sociais 21,1
Não sabe / Não respondeu 2,0
Total 100,0

Percentual que costuma verificar a veracidade das informações que recebe por meio de redes sociais em relação à política e eleições

Reposta
Agosto 2018 (%)
Sim 43,1
Não 34,3
Não utilizo redes sociais 21,1
Não sabe / Não respondeu 1,5
Total 100,0

Percentual que acredita que as informações sobre política e eleições nas redes sociais poderão influenciar o seu voto

Reposta
Agosto 2018 (%)
Sim 24,1
Não 51,6
Não utilizo redes sociais 21,1
Não sabe / Não respondeu 3,2
Total 100,0


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