eleições 2018

Os argumentos dos eleitores de Santa Maria para votar em Bolsonaro ou Haddad

Naiôn Curcino

Candidatos mais votados no primeiro turno na eleição presidencial, Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) já haviam polarizado não só os votos da maioria dos brasileiros, mas, também, a discussão por quais motivos votar em um ou em outro. Para descobrir isso, o Diário percorreu as regiões sul, oeste, norte, centro e leste de Santa Maria na tarde de quarta-feira e entrevistou cerca de 80 pessoas. Entre elas, eleitores ainda indecisos ou até mesmo convictos em votar em branco no domingo, além, é claro, de votantes no 13 ou no 17. Ao lado, você confere um recorte das justificativas de 10 eleitores de cada um dos candidatos.

Urnas eletrônicas são encaminhadas para locais de votação em todo o Rio Grande do Sul

Os argumentos de ambos os lados são quase unânimes. Na maioria, quem vota em Jair Bolsonaro o faz por não querer a volta do Partido dos Trabalhadores ao Planalto. Do outro lado, eleitores de Fernando Haddad depositam confiança nele por não concordarem com declarações do capitão da reserva. Durante as entrevistas da enquete, as maiores diferenças de intenção de votos ocorreram em dois bairros. Bolsonaro, que lidera as pesquisas, foi o mais apoiado no Bairro Tomazzetti, na Região Sul. Já Fernando Haddad foi o mais lembrado no Bairro Tancredo Neves, na Região Oeste. Em ambos, o resultado foi de 7 a 2 para cada um.

Há, também, muitos casos de eleitores indecisos. Alguns, inclusive, votaram em um dos candidatos no primeiro turno e, agora, estão em dúvida. Outros preferem não votar em nenhum, como o empresário Luciano Frasson, 47 anos.

- Voto em branco. Ultimamente, só tivemos desilusão, promessas e ninguém faz nada. Depois que ganham as eleições, esquecem de nós - lamenta Frasson.

OS ENTREVISTADOS
"É uma situação difícil, porque vou escolher o menos pior. Vou votar no Haddad para não votar no Bolsonaro. O histórico do PT é complicado, eu sei, mas, na comparação com os dois, ele tem ideias e propostas melhores. Tenho uma filha que fez enfermagem pelo ProUni, que foi feito pelo Haddad"
Aldo Antônio da Silva, 46 anos, motorista

"Vou de PT. No Bolsonaro, eu não voto. Eu quero o PT porque eles fizeram muito pelo país nos anos em que estiveram (no poder). Ajudaram muito as pessoas pobres. Pode ter acontecido esses esquemas, mas eles fizeram muito pelo Brasil"
Carlos Alberto da Silva Barbosa Júnior, 35 anos, desempregado

"Só tem um candidato, é Bolsonaro. Quantos anos o PT esteve no poder? Mudou alguma coisa? Do jeito que está, um botijão de gás quase R$ 80, o preço da gasolina. Tem que ter alguém honesto nesse país que mude isso. E se ele não cumprir, daqui a quatro anos, tiramos ele. Vamos dar uma chance para ele. O PT a gente sabe que não vai mudar"
Ademir Siqueira Corrêa, 51 anos, empresário

"Vou votar naquele que eu considero menos pior, que é o Haddad. Acredito que é mais confiável. No Bolsonaro, jamais eu voto, pela história dele, por tudo que vi, pelo pensamento radical. E, principalmente, por uma frase dele, o aplauso ao Ustra. Para mim, isso basta" 
Cleuza Schio, 60 anos, aposentada

"Bolsonaro. Temos que mudar. O PT ficou 16 anos no poder e não fez nada. Se não prestar, a gente vai lá e tira, trocamos. Se for bem, mantemos. Chega de PT. Vamos mudar. Vamos ver se o Bolsonaro faz algo para nós"
Augusto Nascimento Borck, 48 anos, militar 

"Vou de Haddad porque o Bolsonaro não vai nos trazer nada, sem falar que ele estimula a violência. E o Haddad lembra dos pobres, principalmente nós, que precisamos de algumas coisas que o Bolsonaro quer tirar" 
Valtenir dos Santos Ferreira, 29 anos, autônomo

"No PT é que não vai ser (o voto). Já estamos cheios de PT. Vou de Bolsonaro. Vamos ver o que ele vai fazer por nós" 
Antônio Carlos Saldanha da Silva, 60 anos, orientador de estacionamento

"Escolhi o Haddad porque eu acho que ele tem mais a ver com a situação atual. Ele vai dar atenção à saúde, à segurança e à educação. E o Bolsonaro é bem diferente disso" 
Natália Silva, 22 anos, estudante

"Bolsonaro pela situação crítica que está instaurada no país. Todo mundo já está cansado com esse contexto precário de saúde, educação, segurança e liberdade. Hoje, temos menos liberdade que os bandidos. É um basta, um voto por mudança. Assim como está, não dá para ficar"
Pedro Augusto Barbiero Conde, 42 anos, comerciário

"No Haddad, porque o Bolsonaro não me representa. Não vi nenhuma proposta dele que me fizesse votar nele" 
Anelise Soares Pires, 18 anos, estudante

"Bolsonaro porque não quero que o PT volte. Todo esse tempo em que eles estiveram (no poder), não fizeram nada. Vamos tentar mudar. O tempo que o PT ficou aí afundou o país"
Paulo Bayer, 32 anos, advogado 

"Haddad. Mesmo com todos os problemas que teve o PT, o Haddad pode dar sequência aos programas sociais que temos no Brasil e que o Bolsonaro quer acabar" 
Leandro Porto Ramos, 22 anos, estudante

"Precisa dizer alguma coisa sobre o PT? É Bolsonaro, com certeza. Pela integridade dele, pelos projetos que ele tem"
João Alexandre Messias da Luz, 43 anos, representante comercial

"Escolhi o Haddad. Me criei sendo PT, sempre voto no PT. O partido lembra de nós, da classe pobre. O Lula sempre lembrou dos pobres" 
Carmem Rossana Reyes Andrade, 48 anos, auxiliar de cozinha

"Escolhi o Bolsonaro pela segurança pública. Tudo é uma cadeia. No momento em que tu começas a ter segurança, tudo começa a rodar como uma engrenagem, tem mais saúde, mais emprego"
Jeferson Greff Rodrigues, 29 anos, operador de empilhadeira

"Não é uma questão de ser petista, de esquerda, ou não, é uma questão de ser democrático. O Bolsonaro defende questões incabíveis, como o armamento. E ele defende um torturador, que é o Carlos Brilhante Ustra. Ele representa o término da nossa democracia"  
Rossana da Silva Soares, 17 anos, estudante

"O PT ficou 16 anos no poder, e hoje eles estão falando em consertar o Brasil. Consertar como, se foram eles que governaram nesse período? E não sou a favor de reeleição, tem que haver alternância no poder"
Irineu Dalmolin, 62 anos, guia de turismo

"Por mais que não seja PT, não apoio uma pessoa que é contra a minha existência. Faço faculdade pelo Fies. Essas são algumas coisas que fazem com que eu não aceite o Bolsonaro, e aceite o PT, apesar de discordar de muitas outras. Isso não apaga os erros que já aconteceram" 
José Antônio Esteves Carvalho, 23 anos, atendente e estudante

"O país tem que mudar. O Bolsonaro vai ser um bom presidente. O PT ficou muito tempo e olha o que está acontecendo com o nosso país. O Bolsonaro vai ajeitar o Brasil" 
Marcos Juliano Habihcosta, 20 anos, chapista

"Bolsonaro. Não tenho total esperança nele, mas espero que ele mude alguma coisa na questão da corrupção e da segurança. Se continuar o PT, não vai sair de onde estamos. Só vai piorar"
Caroline Ribeiro Milani, 22 anos, estudante

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Eleição chega ao fim marcada pelo radicalismo nas redes sociais Anterior

Eleição chega ao fim marcada pelo radicalismo nas redes sociais

Candidatos se despedem do rádio e da televisão Próximo

Candidatos se despedem do rádio e da televisão

Política