política

OPINIÃO: 'Sobe o tom no horário eleitoral. E sobrou para Santa Maria'

Jaqueline Silveira

Depois de o Hospital Regional ser mostrado na propaganda do governador José Ivo Sartori (MDB), que concorre à reeleição, Santa Maria esteve novamente no horário eleitoral gratuito dos postulantes ao Piratini. O emedebista começou a bater forte em Eduardo Leite (PSDB) sobre a suposta fraude em exames de pré-câncer realizados por laboratório em Pelotas.

Ricardo Lewandowski toma posse como ministro substituto do TSE

A propaganda de Sartori, na segunda-feira, relembrou que funcionários da unidade de Saúde Bom Jesus, onde teria ocorrido o problema, teriam levado ao conhecimento do prefeito à época, no caso Eduardo Leite, que nem todos os exames poderiam estar sendo analisados, e insinuou, ainda, que o chefe do Executivo teria sido omisso. "Funcionários do posto de saúde apresentaram documento avisando à prefeitura, mas o então prefeito Eduardo Leite lavou as mãos. Agora, o ex-prefeito de Pelotas quer o seu voto para governar o Rio Grande. Como eleitor, faça a sua reflexão," questiona a propaganda de Sartori.

Em suas manifestações, o tucano tem defendido as investigações andamento, por meio de uma sindicância na prefeitura, inquéritos no Ministério Público e na Polícia Federal, além de uma CPI na Câmara de Vereadores. Irritado com o conteúdo da propaganda de Sartori, Eduardo respondeu e sobrou, por tabela, para Santa Maria. Ele relembrou o surto de toxoplasmose e a possível causa da contaminação, a água, cutucando o governador. "Apesar das divergências, eu lhe tinha como um homem de bem, mas isso não está certo. Mesmo que o laboratório tenha errado, não há como saber tudo que acontece com os fornecedores. E o senhor, que governa, sabe disso. Por isso, eu nunca lhe acusei da contaminação da água da Corsan, em Santa Maria, mesmo sendo no seu governo", alfinetou o ex-prefeito de Pelotas. Até hoje, autoridades de saúde não confirmaram que a causa da toxo foi a água.

Vice de Bolsonaro, General Mourão faz campanha em Santiago

No momento, o emedebista e o tucano lideram as pesquisas eleitorais e, pelo jeito, um já vislumbra o outro como adversário no segundo turno, aumentando o tom do debate: Eduardo deixou de lado o bom moço e partiu para o ataque, e o Gringo de fala mansa aderiu ao "jeito torto" de fazer campanha que ele tanto tem criticado nos adversários. Agora, é na base da alfinetada.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Legislativo retira moção de repúdio ao prefeito após promessa de reconstrução de ponte Anterior

Legislativo retira moção de repúdio ao prefeito após promessa de reconstrução de ponte

Ciro Gomes passa por procedimento médico e deve ter alta nesta quarta Próximo

Ciro Gomes passa por procedimento médico e deve ter alta nesta quarta

Política