beto fantinel

Novo deputado da Região Central já tem data para assumir

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: divulgação

O novo representante da Região Central na Assembleia Legislativa já tem data para começar o mandato. Nascido em Dona Francisca, Beto Fantinel irá assumir, na próxima segunda-feira, uma cadeira na bancada do MDB.

A vaga foi aberta após a eleição de Sebastião Melo e Fábio Branco para as prefeituras de Porto Alegre e Rio Grande, respectivamente.

A movimentação de cadeiras deu lugar ao político da Quarta Colônia de Imigração Italiana. Apesar de ser suplente, Fantinel acredita que deve ficar os dois próximos anos no parlamento gaúcho, já que é improvável que os dois prefeitos eleitos queiram retornar.

Outro integrante do partido, Juvir Costella, eleito para a assembleia em 2018, mas, atualmente, é secretário de Logística e Transportes do Estado, também não deve voltar.

Além disso há a possibilidade de Edson Brum (MDB) assumir um cargo no Tribunal de Contas do Estado, o que também garantiria a permanência de Fantinel em Porto Alegre.

VÍDEO: 17 vereadores de Santa Maria abrem mão de cotas parlamentares

PAUTAS

Aos 33 anos, Beto, que é natural de Dona Francisca, chega ao Legislativo gaúcho para defender pautas ligadas, principalmente, ao agronegócio - área na qual ele tem formação como técnico em agropecuária pelo Colégio Politécnico da UFSM. O desenvolvimento do turismo será uma das bandeiras dele.

Ele também irá propor uma alteração no Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico (PIAA), iniciativa que destina 5% do ICMS para obras de pavimentação de vias que interliguem os municípios a rodovias estaduais ou federais. Fantinel quer modificar a legislação para que exista mais flexibilidade de investimento para as empresas. Desta forma, de acordo com ele, seria possível, por exemplo, asfaltar a VRS-823, que dá acesso ao distrito de Vale Vêneto, em São João do Polêsine. A causa também é defendida pelo prefeito do município, Matione Sonego (MDB). 

- Quero representar as pautas da nossa região, que é próspera, mas tem as suas deficiências e carências, como em questões de infraestrutura e um Hospital Regional, que precisa estar em pleno funcionamento - comenta Fantinel, que também é formado em Ciências Sociais pela UFSM e, em 2018, obteve 29,7 mil votos.

*Colaborou Rafael Favero

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Prefeito de Faxinal do Soturno é o novo presidente do Condesus

Próximo

VÍDEO: 17 vereadores de Santa Maria abrem mão de cotas parlamentares

Política