Julgamento no STF

Manifestantes pró-Lula assam coxinhas na Praça Saldanha Marinho


Lucas Amorelli (Diário de Santa Maria)/Apoiadores do ex-presidente Lula se reuniram na praça enquanto ocorria o julgamento do habeas corpus da defesa do ex-presidente

Apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fizeram uma vigília na Praça Saldanha Marinho, em Santa Maria, no final da tarde de ontem, durante a votação do habeas corpus realizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) - veja nas páginas 13 e 14. Com faixas que traziam frases incitando a inocência do ex-presidente, bandeiras do PT e camisetas que mostravam a silhueta do rosto de Lula, os participantes acompanharam o julgamento.


A iniciativa, chamada de Coxinhaço Cultural, teve ainda coxinhas que foram assadas e distribuídas a quem participou da vigília organizada pelo PT local e pela Frente Brasil Popular Centro RS, integrado por movimentos sindicais e sociais.

- Mobilizamos as pessoas para acompanhar o julgamento reunidas aqui. Estamos vendo pela internet, pelos grupos do movimento. Mesmo assim, tem muita gente que está acompanhando em casa ou nos seus locais de trabalho. Muitos também foram a Porto Alegre, onde o PT está realizando um grande ato. O nome Coxinhaço é simbólico aos opositores, que, assim como eles têm suas denominações, nós temos as nossas - disse a presidente do PT em Santa Maria, Helen Cabral.

Segundo ela, durante a vigília, foram realizadas manifestações culturais e shows. Durante a ação, os participantes também fizeram abordagem a quem passava pelo local.

NA TERÇA-FEIRA 

Na terça-feira, pessoas favoráveis à prisão de Lula fizeram manifesto também na Saldanha Marinho. O ato público chamado Manifestação Contra Impunidade e Privilégios foi convocado por entidades empresariais e reuniu pessoas com bandeiras do Brasil, faixas e cartazes.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

STF retoma nesta quarta-feira julgamento do habeas corpus de Lula Anterior

STF retoma nesta quarta-feira julgamento do habeas corpus de Lula

Prefeitura de Santa Maria definirá índice de reajuste de servidores só em maio Próximo

Prefeitura de Santa Maria definirá índice de reajuste de servidores só em maio

Política