Cidade

Lei que prevê multa para veículos abandonados nas vias públicas funciona a pleno

18.308

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: João Vilnei (prefeitura/ divulgação)

Recentemente em vigor, a lei que prevê a remoção de veículos abandonados ou estacionados irregularmente em vias públicas, além de multa ao proprietário, está funcionando. Depois de receber denúncias, a Superintendência de Fiscalização da Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana de Santa Maria notificou o proprietário de oito veículos depositados em um canteiro no Bairro Divina Providência. O dono, então, providenciou a retirada dos carros.

- Nossa equipe foi ao local e constatou o problema. Havia carros que pareciam estar em situação de abandono: com vidros quebrados, sem placa e até mesmo sem rodas. Era um problema de saúde pública também. A legislação proíbe a prática, e a área é do município. Descobrimos que os veículos eram do proprietário de uma oficina próxima -  explicou o superintendente Marcio Abbade Ohlveiler.

Aos fiscais, o dono dos automóveis disse que fazia o conserto dos veículos e utilizava o espaço como depósito, o que não pode por ser área pública.

Prefeitura apresenta balanço e afirma que reduziu dívida

A multa pelo descumprimento da lei pode chegar a até R$ 3,5 mil, e o veículo pode ser recolhido por um guincho e levado para um dos depósitos do Departamento de Trânsito (Detran). 

De autoria da vereadora Deili Silva (PTB), Drª Deili, a lei é de junho deste ano e tem o propósito de deixar as vias públicas mais limpas.

PARA DENUNCIAR
Para denunciar abandono ou estacionamento irregular de veículos, a prefeitura disponibiliza os telefones: (55) (3921-7044 e 3921-7091. Para quem se enquadra em situações como essas, é bom ficar atento, pois, a qualquer momento, os fiscais podem bater à porta, já que a lei está funcionando.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Estado começa a pagar salários de setembro a partir de 15 de outubro

Próximo

Estado paga nova parcela dos salários de servidores nesta segunda

Política