Biometria

Justiça Eleitoral pretende dobrar o número de atendimentos diários

José Mauro Batista

Lucas Amorelli (Diário)
A partir de março, a Central do Eleitor de Santa Maria aumentará de 150 para 300 pessoas atendidas diariamente

A Justiça Eleitoral de Santa Maria pretende dobrar o número de atendimentos diários, passando de 150 para 300, mesmo com a extinção de uma das três zonas eleitorais. A expectativa é que até o final do mês cheguem os novos kits com máquina fotográfica e leitor biométrico, ampliando dos atuais seis conjuntos de equipamentos para no mínimo 10.

O novo material permitirá ampliar o serviço, que aumentou porque os eleitores estão procurando o cartório para fazer o cadastramento biométrico, mesmo ainda não sendo obrigatório no município.

Lideranças de Santa Maria e região avaliam negociação da dívida do Estado com a União

Em alguns casos, o tempo de espera pode passar de uma hora. Foi o que aconteceu com a serviços gerais Rosangela de Fatima Vaz Farias, 55 anos, moradora do Parque Dom Antônio Reis, que aguardava para se recadastrar.

- Como eu estava na dúvida se era obrigada ou não a fazer o recadastramento biométrico, resolvi fazer. Cheguei antes do meio-dia e saí depois das 2h. Havia muita gente e foi muito demorado - contou Rosangela.

O chefe do cartório da 135ª Zona Eleitoral, Vinicius Teixeira, explica que há seis funcionários recadastrando (um servidor para operar cada kit), mas esse não é o único tipo de demanda. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) assinou convênio com o Exército, que vai ceder sete militares para ajudar os servidores.

De 180 projetos aprovados pela Câmara de Vereadores em 2017, 98 são leis

Além disso, 9 de maio é o último dia para o eleitor que pretende votar nas eleições deste ano fazer o título, alterar dados ou transferir o documento para outra cidade.

Já quanto à biometria, os eleitores santa-marienses só precisarão estar cadastrados para as eleições de 2020.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Horário de verão

Expediente da Justiça Eleitoral durante o horário de verão, que acaba no fim do mês
- No período de Carnaval, a Justiça Eleitoral não atenderá segunda e terça-feira, retomando os atendimentos na quarta-feira, das 14h às 19h 
- Até o final de fevereiro, o cartório funcionará das 13h às 19h, de segunda a quinta-feira, e das 9h às 15h, nas sextas-feiras 
- A partir de 1º de março, o atendimento voltará a ser feito das 12h às 19h, de segunda a sexta-feira 

Recadastramento biométrico
- Mesmo previsto só para as eleições de 2020 em Santa Maria, o cartório local já está cadastrando eleitores pelo novo sistema desde 16 de abril de 2013
- Até 10 de janeiro de 2018, 55 mil dos 203 mil eleitores santa-marienses já estavam cadastrados pelo método biométrico, que consiste em registrar a impressão digital 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Quatro são apontados em relatório por irregularidades em maquinário da prefeitura Anterior

Quatro são apontados em relatório por irregularidades em maquinário da prefeitura

Próximo

Justiça determina condução coercitiva de Cezar Schirmer, mas decisão é suspensa

Política