santa maria

FOTOS: cheio de infiltrações, prédio da Câmara de Vereadores precisa de reformas

Ian Tâmbara

Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)
Paredes da atual sede do poder Legislativo, próximo ao plenário, estão com o reboco caindo e precisando de reparos

Enquanto a obra da nova sede da Câmara de Vereadores segue emperrada e há incerteza sobre a continuidade da construção, o prédio atual vai precisar de reformas e restauração. Na lista de melhorias, estão a fachada suntuosa, a escadaria de madeira na entrada e as paredes, com quadros que exibem capítulos da história da cidade (veja a situação nas fotos abaixo). Os banheiros com detalhes clássicos de porcelana também passarão por reformas.

Boa parte dos problemas da edificação centenária, de 1895, é devido às infiltrações. Os telhados têm empoçado água das chuvas e também necessitam de reparos. Além disso, a sede do Legislativo possui espaços que precisam ser readequadas por questões de acessibilidade, como banheiros, portas, escadas e até o elevador. A escadaria da parte externa do prédio terá de receber adaptações. Já a escada principal, de madeira antiga, terá de ser restaurada, e os degraus, readequados de acordo com as normas de acessibilidade.

LICITAÇÕES
Em um breve passeio pela Casa, é possível encontrar setores que já sentem os efeitos do desgaste da estrutura. Na sala da TV Câmara, por exemplo, parte do piso está descolando por conta da umidade. Já nos corredores, as paredes estão com a pintura e reboco despencando.

Prédio histórico da Câmara de Vereadores deve passar por reforma

Diferente de uma reforma, a restauração não altera a forma original da estrutura de alguns setores históricos do prédio. Somente é feita uma recuperação. O diretor administrativo da Câmara, Walter Oppermann, afirma que o ideal seria que a reforma fosse feita o quanto antes:

- Claro que nós temos a preocupação de manter o prédio histórico. Mas quando se deixa passar muito tempo, o preço da reforma aumenta também.

Para as reformas, será necessária a abertura de licitação para contratar uma empresa com objetivo de fazer um estudo da estrutura e, depois, outro processo para definir a empreiteira para as obras. Amanhã, haverá uma reunião para tratar do assunto.

Com R$ 25 milhões de orçamento em 2019, a Casa terá que pensar uma maneira de realizar as obras na atual e na nova sede, já que, segundo a direção, as duas têm a mesma importância.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Irmã Lourdes 'manda recado' a ministro contra fim de conselho de segurança alimentar Anterior

Irmã Lourdes 'manda recado' a ministro contra fim de conselho de segurança alimentar

Trégua comercial entre China e EUA pode gerar perda bilionária para soja brasileira Próximo

Trégua comercial entre China e EUA pode gerar perda bilionária para soja brasileira

Política