justiça eleitoral

Eleitores enfrentam fila há um dia do prazo para confecção e transferência de título


Foto: Renan Mattos (Diário)

Os eleitores têm até esta quarta-feira para fazer o primeiro título, trocar de domicílio eleitoral (cidade onde vota) e pedir mudança de seção (local onde vota). A Central de Atendimento Eleitoral em Santa Maria atenderá das 12h às 19h, mas é bom chegar cedo porque serão distribuídas somente 242 senhas. O chefe do Cartório da 135ª Zona Eleitoral, Vinicius Teixeira, explica que não há como atender mais que esse número de pessoas.

- Muita gente vem ao cartório para resolver situações não urgentes, como fazer a biometria ou pedir a 2ª via do título. As pessoas não precisam fazer isso agora. Se o eleitor sabe o seu local de votação pode votar apresentando outro documento de identificação com foto - explica Teixeira. 

Na tarde desta terça-feira, véspera do último dia para o eleitor ficar em dia com a Justiça Eleitoral, uma fila quilométrica tomou conta da Rua Jorge Pedro Abelin até a Avenida Nossa Senhora Medianeira, em frente à Justiça Eleitoral. 

Estudantes têm até quinta-feira para renovar contratos do Fies

A Central de Atendimento ao Eleitor distribuiu senhas e servidores estão orientando quem está na fila. 

O motorista aposentado Aurélio de Lima, 70 anos, morador do Bairro São José, chegou por volta das 14h45min e já estava pensando em desistir. Segundo ele, o sacrifício "não compensa" diante do quadro político do país. 

A estudante Bibiana Martins, 17 anos, também aguardava no fim da fila quando um servidor da Justiça Eleitoral conferiu os documentos da moça e viu que a carteira de identidade tinha um dos sobrenomes abreviados (o nome todo tem que estar completo). Mas a estudante, que pediu folga do trabalho em um supermercado para fazer o primeiro o título, respirou aliviada quando o problema foi solucionado. 

Conselho Municipal de Transportes aprova aumento da tarifa de táxis em Santa Maria

- Eu não sabia que iria precisar do título e nem pretendia votar. Por isso, deixei para a última hora - disse a jovem, que mora em Camobi e vai votar pela primeira vez. 

Moradores do Bairro Caturrita, a recicladora Maria Isabel Martins Moura, 50 anos, e o filho, André Moura Domingues, 23, foram de carroça até a Justiça Eleitoral. 

- Minha mãe veio comigo para eu fazer o título. Já era para ter feito, nunca votei - contou Domingues, que pensava em desistir da fila. 

6 concursos com inscrições abertas no Estado

PARA QUE IR À JUSTIÇA ELEITORAL  
Casos em que as pessoas devem comparecer aos cartórios e quais documentos levar:  

  • O alistamento eleitoral é obrigatório para todos os brasileiros com 18 anos completos e facultativo aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 anos e aos analfabetos
  • Para votar nas eleições deste ano, em que serão escolhidos presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais, o eleitor precisa estar em dia com a Justiça Eleitoral
  • O prazo para fazer o título (seja o primeiro ou porque a pessoa perdeu o documento), pedir transferência de cidade, para mudar de seção (para votar em outra região da cidade, o que também vale para pessoas que têm deficiência física ou problema de locomoção) e para transgêneros, transexuais e travestis incluir o nome social no documento de votação termina nesta quarta-feira 

Para fazer o 1º título 

  • Carteira de identidade ou carteira de trabalho ou certidão de nascimento/casamento (não serão aceitos como documento oficial de identidade para fins de alistamento eleitoral carteira de motorista e passaporte)
  • Certificado de quitação do serviço militar obrigatório ou de prestação do serviço alternativo (ex.: protocolo de apresentação, dispensa, terceira, entre outros). A apresentação deste documento, que pode ser obtido na Junta de Serviço Militar, é obrigatória para homens maiores de 18 anos
  • Comprovação recente de domicílio eleitoral (conta de água, luz, telefone, escritura de imóvel, etc) 

Para transferência de cidade 

  • Título de eleitor
  • Carteira de identidade ou carteira de trabalho ou certidão de nascimento/casamento (Carteira de motorista e passaporte não serão aceitos)
  • Comprovante recente de domicílio eleitoral (cidade onde a pessoa vota) 

HORÁRIOS DOS CARTÓRIOS 

  • Os dois cartórios da Justiça Eleitoral de Santa Maria funcionam na Avenida Medianeira, 2.053, Centro, e atendem das 12h às 19h. Os eleitores que pretendem votar nas eleições deste ano e que precisam fazer o título, mudança de cidade e de local de votação ou alguma alteração têm até esta quarta-feira para ir à Justiça Eleitoral 
  • Informações pelos fones (55) 3222-8459 (135ª Zona, que também atende Itaara) e (55) 3222-6559 (41ª Zona, que também atende São Martinho da Serra e Silveira Martins)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Vereador acusado por delator nega interesse na morte de Marielle

Jovem que morreu no incêndio da Kiss após salvar 14 pessoas recebe título de honra em Santa Maria Próximo

Jovem que morreu no incêndio da Kiss após salvar 14 pessoas recebe título de honra em Santa Maria

Política