escola de sargentos

Decisão da ESA ficará para agosto, e Santa Maria segue na disputa

Gabriele Bordin

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas
Pozzobom esteve reunido com o general Joarez, que está à frente do processo de escolha da cidade

A espera pela decisão do município sede da nova Escola de Sargentos das Armas (ESA) do Exército Brasileiro tende a demorar mais, para além de maio, como se imaginava inicialmente. O presente de aniversário de Santa Maria que o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) tanto queria receber neste mês será adiado. Na última visita técnica do Exército à cidade, no final de março, o general Joarez Alves Pereira Júnior, coordenador do projeto de implantação da nova ESA, já havia comunicado que o anúncio tinha a possibilidade de ser realizado em maio ou, então, em agosto.

Isso porque o alto comando do Exército observa a um calendário próprio de decisões, quando a cúpula militar se reúne, em dois momentos para isso.

Estado começará pagamento de auxílio emergencial neste mês

Acontece que, recentemente, os comandos do Exército e do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) foram trocados.

Em março, novos nomes assumiram posições do alto escalão. Agora, ocupa a cadeira de comandante do Exército o general cearense Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. E o general André Luis Novaes Miranda assume o DECEx. Com isso, é preciso inteirá-los acerca do funcionamento da cúpula, incluindo o que diz respeito à escola.

NOVA EPOPEIA

Com a troca de comando do Exército, Pozzobom tem uma missão: apresentar, novamente, o município aos comandantes recém empossados. Se, no começo do ano, o prefeito foi à capital federal tratar do assunto da ESA com o então comandante Edson Pujol, agora, ele terá de reprisar o tema com os comandantes Nogueira e Miranda. À reportagem, o prefeito afirmou que deve "em breve" tratar do tema com a dupla. Mas não deu detalhes de que fará parte da caravana gaúcha a Brasília.

TROCA DE COMANDO

Por falar em trocas de cargos, o general porto -alegrense Fábio Benvenutti Castro, que já serviu às Forças Armadas em Santa Maria por três anos, vai comandar a 5ª Divisão de Exército (5ª DE), que fica em Curitiba (PR). A posse de Castro será tomada em 31 de julho, sendo incorporado à Secretaria-Geral do Exército, conforme divulgado pelo Exército. Castro ocupará o cargo do general paulistano Carlos José Russo Assumpção Penteado, que estava no posto desde 2019, e chegou a receber a honraria de Cidadania Honorária de Curitiba, em 2020.

Os nomes de confiança de Pozzobom e os herdeiros de outros governos

Em Santa Maria, Castro foi comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, de 2014 a 2016. Em 2017, foi designado chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Sul, em Porto Alegre. Atualmente, Castro é general de divisão e serve como chefe do gabinete do comandante do Exército, em Brasília.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Disputa à Reitoria terá chapa única na UFSM

Próximo

Estado começará pagamento de auxílio emergencial neste mês

Política