fiscalização

Comissão Especial é solicitada para acompanhar situação do Distrito Industrial

da redação

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Pedido tem o objetivo de fiscalizar a relação da prefeitura com as empresas do local e acompanhar a ampliação do distrito

Uma solicitação foi encaminhada para a Câmara de Vereadores, de autoria da vereadora Deili Silva, a Drª Deili (PTB), a fim de criar uma Comissão Especial que fiscalize e acompanhe a situação do Distrito Industrial de Santa Maria. A proposta está em tramitação e já foi protocolada.

O local tem tido um importante valor na atração de empresas para a região. De acordo com a vereadora, a ideia da Comissão consiste em avaliar a infraestrutura do Parque Tecnológico e acompanhar o desenvolvimento do distrito.

7 anos após concessão de área, Distrito Industrial finalmente será 100% municipalizado

- Os empresários que já tem as fábricas lá reclamam da infraestrutura. Os que querem ir se instalar lá também ficam apavorados com a estrutura - destaca a vereadora. 
Desde que o Distrito Industrial deixou de ser propriedade do Estado e foi anexado, definitivamente, ao mapa de Santa Maria, as empresas que se instalam no local não precisam pagar pelo terreno. Em troca do espaço, são criadas "contrapartidas" pela prefeitura, em que as indústrias precisam produzir algo para a cidade ou na própria manutenção e ampliação do distrito.

Dentre essas contrapartidas, estão, por exemplo, um projeto de drenagem pluvial, um novo arco de entrada e a pavimentação das vias com o asfalto fresado, retirado da recuperação nas ruas de Santa Maria. 

Começa obra de nova empresa no Distrito Industrial de Santa Maria

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, afirma que o projeto de drenagem já está pronto e que, agora, a prefeitura está buscando recursos para colocar em prática. 

- O nosso sonho é ter R$ 8 milhões pra executar o plano pluviométrico. Mas estamos tentando desmembrar o projeto, pra que alguma etapa já comece a ser feita. Hoje, nós temos em torno de R$ 1,1 milhão - explica o secretário. 

REBATIZADO 
Outra novidade futura no Distrito Industrial é a mudança do nome para Distrito Industrial Tecnológico. Essa nova nomenclatura seria, inclusive, destacada no novo arco de entrada, outra contrapartida de empresas do local. Segundo Falk, a ideia da mudança tem a intenção de atrair mais empresas para o distrito.  

- Vamos mudar o nome para remeter ao Tecnoparque. Assim, fazendo as mudanças que desejamos fazer, vamos tornar o espaço muito mais atrativo - diz ele. 

OCUPAÇÕES 
Um dos questionamentos da vereadora são as ocupações em terrenos que ainda não foram utilizados no distrito.   

- Ainda há uma área bem grande para ser expandida. Essa área tá sendo ocupada, tem inclusive criação de gado - afirma Deili 

O secretário salienta, porém, que as áreas invadidas serão reintegradas pela prefeitura: 

- As invasões maiores são ao lado do distrito. As poucas que estão lá dentro vão ter reintegração de posse. 

A proposta de comissão deve entrar em pauta após o recesso do Legislativo, a partir do dia 20 de fevereiro. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Primo acusa deputado Paulo Pimenta, que nega estelionato Anterior

Primo acusa deputado Paulo Pimenta, que nega estelionato

População tem direito de opinar sobre destino da obra parada da Câmara Próximo

População tem direito de opinar sobre destino da obra parada da Câmara

Política