Eleições 2014

Câmeras de segurança poderão ser usadas para provar crimes eleitorais

Marilice Daronco

"

A Justiça Eleitoral contará este ano com uma aliada a mais para punir casos de crimes eleitorais. Em uma reunião, na última sexta-feira, entre juízes e promotores eleitorais com o comando da Brigada Militar e Polícia Federal foi definido que, em casos de denúncia de crimes, como boca de urna, as imagens das 700 câmeras de monitoramento da prefeitura instaladas nas ruas da cidade e até mesmo as de prédios e empresas particulares serão solicitadas pela Justiça Eleitoral como prova.

As imagens das câmeras poderão ajudar a esclarecer dúvidas sobre o transporte irregular de eleitores, compra de votos, distribuição de santinhos e propaganda irregular como a colocação de cavaletes na via pública no domingo.

Para casos como o de boca de urna, o Tribunal Superior Eleitoral prevê penas que vão de seis meses a um ano de detenção, com alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa que pode variar de R$ 5.320,50 a R$ 15.961,50.

A presença da Brigada Militar e da Polícia Federal ajuda bastante a coibir esse tipo de atitude. As imagens serão solicitadas quando houver algum tipo de dúvida sobre o crime, para serem usadas como prova afirma o chefe do cartório eleitoral da 147ª zona, Fábio Peixoto.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Tarde foi tranquila na sede da Justiça Eleitoral de Santa Maria

Próximo

TCE reprova contas de ex-prefeito de Rosário do Sul

Política