Eleições 2014

Tarde foi tranquila na sede da Justiça Eleitoral de Santa Maria

Pâmela Rubin Matge

"

A tarde deste sábado foi de movimento tranquilo na Justiça Eleitoral, que tem sede na Avenida Medianeira, em Santa Maria. O fluxo maior foi de funcionários que trabalham no monitoramento e nos ajustes finais das seções de Itaara, São Martinho da Serra e Silveira Martins, todas sob a responsabilidade do Cartório Eleitoral de Santa Maria.

Segundo Fábio Peixoto, chefe da 147ª Zona Eleitoral, até as 16h, havia sido protocolada apenas uma petição contra um material com propaganda eleitoral imprópria. A denúncia teria partido da advogada de um partido político. Caberá à juíza Stefânia Schneider avaliar se há irregularidades ou não no material e remeter ao Tribunal Regional Eleitora (TRE) ou Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No mesmo período, o cartório havia recebido cerca de 150 ligações. A maior dúvida dos eleitores e mesários era em relação à seção e ao local de votação. Aqueles que deixaram para desengavetar o título de eleitor e não encontraram ou que perderam o documento nas últimas horas também buscavam informações por telefone. Poucos eleitores se deslocaram até o cartório. O tipógrafo Euclides Costa, 55 anos, não passou da porta. Os cartazes colados no lado de fora certificaram sua dúvida:

_ Eu sempre voto no mesmo lugar, mas, às vezes, mudam de endereço e é sempre bom a gente vir aqui e dar mais uma conferida, né? _ avalia Costa, que não teve sua seção alterada.

Ainda de acordo com Peixoto, o movimento durante as eleições gerais é sempre mais calmo que em anos de  eleições municipais:
_ Está tudo calmo. Geralmente, o movimento é maior durante as eleições municipais. Por ser mais próximo da população, aumentam a disputa e as denúncias _ explica o chefe de cartório.

Desde as 7h deste sábado, equipes trabalham na Justiça Eleitoral de Santa Maria para a distribuição de urnas. O local permanece aberto até as 19h, no domingo, reabre às 7h. Após o término da votação, às17h, o Ginásio do Colégio Centenário servirá como central de recebimento de atas, cadernos de votação e pendrives com o resultado das urnas.

 

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Urnas eletrônicas são distribuídas em Santa Maria

Próximo

Câmeras de segurança poderão ser usadas para provar crimes eleitorais

Política