política

Assembleia vota hoje reajuste dos seus servidores, dos do TJ, TCE e Defensoria Pública

Jaqueline Silveira

Foto: Divulgação

A semana que inicia promete ser tensa e intensa na Assembleia Legislativa e, possivelmente, este cenário continuará até encerrar os trabalhos antes do Natal. Na sexta-feira, chegou ao Parlamento o projeto do futuro governo Eduardo Leite (PSDB) prevendo a prorrogação da elevação das alíquotas do ICMS por mais dois anos, que deve aumentar a temperatura do debate até o final do ano. Já hoje está prevista a votação em plenário do reajuste de 5,58% aos servidores do Tribunal de Justiça do Estado, do Tribunal de Justiça Militar, da Defensoria Pública, do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e dos funcionários da própria Assembleia. Portanto, é dia de galerias cheias.

A favor ou contra: os argumentos dos santa-marienses para a lei que proíbe os fogos de artifício

Enquanto isso, o governador eleito continuou ontem sua peregrinação pelas bancadas no Legislativo tentando sensibilizar os deputados a aprovarem as alíquotas, diante da situação financeira do Estado e do parcelamento dos salários, e barrar os reajustes dos servidores para evitar a explosão dos gastos públicos.

Nada garante que a votação será hoje, já que a futura base do governo pode usar a estratégia de retirar o quórum para ganhar tempo. Contudo, pode não conseguir, já que a maioria está inclinada em votar a favor dos reajustes. Já quanto ao ICMS, neste momento, Eduardo Leite não teria votos suficientes para aprovar o projeto.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Fim da cota do celular para vereadores é barrada na Câmara de Santa Maria Anterior

Fim da cota do celular para vereadores é barrada na Câmara de Santa Maria

Bolsonaro anuncia o general Fernando Azevedo e Silva para a Defesa Próximo

Bolsonaro anuncia o general Fernando Azevedo e Silva para a Defesa

Política