no supremo

AO VIVO: STF retoma julgamento de habeas corpus de Lula

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quarta-feira o julgamento do habeas corpus no qual a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenta impedir eventual prisão após o fim dos recursos na segunda instância da Justiça Federal.

O caso começou a ser julgado no dia 22 de março, mas a sessão foi interrompida na Corte. Com isso, o ex-presidente ganhou um salvo-conduto para não ser preso até a decisão desta tarde. Lula foi condenado pelo juiz federal Sérgio Moro a nove anos e seis meses de prisão e pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que aumentou a pena para 12 anos e um mês na ação penal do trplex do Guarujá (SP), na Operação Lava Jato.

PROTESTOS EM SANTA MARIA 

Com bandeiras do Brasil, faixas e cartazes, santa-marienses participaram, no final da tarde de terça-feira, do ato público Manifestação Contra Impunidade e Privilégios, convocado por entidades empresariais na véspera do julgamento, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), do habeas corpus preventivo da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O ato, na Praça Saldanha Marinho, reuniu um público bastante diversificado, mas com um sentimento em comum: a punição de Lula e a consequente prisão do ex-presidente da República.

A mobilização teve a organização e o respaldo de instituições, como o Fórum de Entidades Empresariais, que reúne 23 filiadas; Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). As entidades ligadas ao segmento lojista expediram circular sugerindo que o comércio fechasse as portas a partir das 18h, para que proprietários e funcionários pudessem participar.

Além das entidades empresariais, duas organizações do meio político também participaram da mobilização: o Movimento Brasil Livre (MBL), que puxou os protestos pró-impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), e o Partido Novo.

PRÓ-LULA

Nesta quarta-feira, a partir das 17h, os petistas promoverão vigília, na Saldanha Marinho em apoio a Lula. O Coxinhaço Cultural mesclará fala de lideranças e apresentações culturais. 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Comissão aprova licença-maternidade de 180 dias para todas as mulheres

Próximo

Prazo para que Facebook retire vídeos com calúnias sobre Marielle termina hoje

Política