esa

Anúncio oficial da Escola de Sargentos das Armas sairá em outubro

Marcelo Martins

A contagem regressiva pela decisão em torno da nova Escola de Sargentos das Armas (ESA) teve uma ligeira alteração. Isso porque a Reunião do Alto Comando do Exército (Race), que se encerrou na última sexta-feira, trouxe consigo uma nova data acerca do mega investimento: o comunicado oficial ficará para outubro. Dada a complexidade do processo que envolve a definição do endereço do complexo militar bilionário, o anúncio sofreu alteração. Em vídeo, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), enfatizou que a mobilização seguirá para que o único município gaúcho no páreo possa deixar para trás as concorrentes Ponta Grossa (PR) e Recife (PE).

Prefeitura de Santa Maria altera horários de atendimento ao público e funcionamento dos serviços

- Agora, o trabalho continua, até outubro, continuaremos fazendo tudo que estiver ao nosso alcance, para trazer essa conquista para nossa cidade! Quero que os meus amigos deixem aqui um comentário de otimismo, todos nós torcendo pela ESA - avalia Pozzobom.

Mesmo assim, Pozzobom afirma que não deixará de seguir acompanhando eventuais desdobramentos que o tema possa trazer nas próximas semanas. Ao longo de todo o ano passado, e, desde o começo de 2021, quando o Exército comunicou que Santa Maria estava entre as três finalistas, Pozzobom deu início a uma saga em direção à capital federal. Neste ano, o chefe do Executivo municipal esteve reunido com o alto comando do EB e também com o governador Eduardo Leite (PSDB) e com representantes do comando superior da instituição. Em todas as oportunidades, Pozzobom tem repetido que todos os critérios técnicos, exigidos pelos militares, são atendidos por Santa Maria:

Mudança no Plano Diretor de Santa Maria pode alterar cenário na Região Norte

- Além dos critérios técnicos já detalhados e amplamente apresentados por nós, Santa Maria tem o cercamento eletrônico por meio do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), que é um mega investimento do poder público. Outra questão, que estamos bem e pontuamos, é o fato de que o nosso custo de vida aqui é mais em conta do que as demais concorrentes. Então, são inúmeras as questões que nos colocam à frente das demais.

INVESTIMENTOS

Se Santa Maria emplacar o investimento da ESA, serão aportados valores expressivos na economia local. A construção de mais de 40 prédios e de uma nova Vila Militar irá injetar mais de R$ 1,2 bilhão em um período que pode ir de cinco a 10 anos de obras. O prefeito também destaca que outra vantagem de Santa Maria é o fato de o deputado federal Giovani Cherini (PP) ter articulado a inclusão, junto à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso, a liberação de recursos para a construção da ESA no município. Ou seja, a unidade poderia ser erguida com recursos da União e não somente do Ministério da Defesa ou do Exército.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Contratos da coleta de lixo em Santa Maria se encerram no fim do mês Anterior

Contratos da coleta de lixo em Santa Maria se encerram no fim do mês

Próximo

Mudança no Plano Diretor de Santa Maria pode alterar cenário na Região Norte

Política