eleições 2020

A semana decisiva: as estratégias dos candidatos para conquistar os eleitores

Eduardo Tesch, Marcelo Martins e Pâmela Rubin Matge

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Jader Maretoli, Sérgio Cechin, Luciano Guerra, Evandro Behr, Marcelo Bisogno e Jorge Pozzobom disputam a prefeitura de Santa Maria

Não há agenda ou compromisso que não seja importante a cinco dias do pleito que definirá os rumos de Santa Maria, a partir de 1º de janeiro de 2021. No quinto maior colégio eleitoral do Rio Grande do Sul, seis prefeituráveis miram nos 204,2 mil eleitores. Desde 2016, quando o município ultrapassou a marca dos 200 mil votantes, Santa Maria passou a figurar no seleto grupo de cidades habilitadas a disputar um pleito em dois turnos. Agora, nesta reta final, que antecede a votação do próximo domingo, os candidatos intensificam as agendas - sejam na cidade ou no campo - para tentar avançar na busca por votos seja de quem estiver indeciso e, inclusive, em estratégias para fazer o eleitor, quem sabe, mudar o voto (veja abaixo).

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Se a pandemia da Covid-19 alterou o cotidiano das pessoas - seja nos aspectos sanitários, econômicos, sociais e de comportamento -, os reflexos também podem ser sentidos dentro do universo político. E, em específico, dentro do processo eleitoral que se avizinha. O Diário conversou com as assessorias dos candidatos bem como os postulantes ao Executivo municipal, e o entendimento é que as eleições 2020 têm se mostrado um cenário de incertezas. Ainda que os postulantes sejam de siglas diferentes e tenham, principalmente, entendimentos distintos sobre os rumos do município, todos carregam a mesma certeza: essa será a eleição mais singular, desde a redemocratização do país.

Em Santa Maria, os candidatos acenam com um discurso, quase que ensaiado, mas que se mostra em uma mesma estratégia: mostrar à população que o seu prefeiturável é o mais habilitado para ser alçado ao protagonismo de comandar Santa Maria pelo período de 2021 a 2024.

DESAFIOS
O cientista político com doutorado pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), Paulo Kramer, destaca que a pandemia acelerou o uso das mídias digitais para a divulgação de pré-campanha e campanha de vereadores e prefeitos em todo o Brasil. Ainda que, ressalva ele, essa seja uma tendência que bate à porta há quase 10 anos, muitos pré-candidatos ainda não estavam preparados para a nova forma de comunicar-se com os eleitores.

A possibilidade real de uma abstenção frente à pandemia leva também as coligações, conforme apurou o Diário, a se valer da mobilização dos candidatos a vereador para atuar como "células" dos prefeituráveis nos mais diversos pontos da cidade. Áudios e "cards" também são disparados via WhatsApp para reforçar a candidatura do político à prefeitura.

A utilização do horário eleitoral gratuito, no rádio e na TV, ganhou peso decisivo e tem sido a aposta de conquistar o eleitorado. Alguns coordenadores, inclusive, apostam que, por ser um pleito municipal, não se tenha uma ausência tão significativa por ser uma eleição à prefeitura.

NO PAÍS
São, ao todo, mais de 500 mil candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores que disputam o pleito de 5,5 mil municípios brasileiros. A expectativa é que, no próximo domingo, cerca de 140 milhões eleitores compareçam às urnas. Contudo, a pandemia, por ser considerada uma situação extrema, poderá tensionar as rotinas e, inclusive, as próprias ações das candidaturas.

O QUE OS CANDIDATOS DIZEM SOBRE AS ÚLTIMAS ESTRATÉGIAS

Jader Maretoli (Republicanos) - Coligação "Avança Santa Maria"
É uma campanha que não faz grandes bandeiraços nem carreatas com dezenas de cabos eleitorais pagos. E, sim, faz caminhadas, atende convites e dialoga com a população, e, assim, continuará fazendo, caminhando, visitando, dialogando. Pois (a campanha) está, e se multiplica, no coração das pessoas, aquela maioria silenciosa que quer mudança. Nos últimos dias, iremos intensificar as lives, pois sou o candidato que mais faz lives e vamos apostar no debate da próxima quinta-feira

Sergio Cechin (Progressistas) - Coligação "Santa Maria Agora Sim" 
As estratégias, nesta última semana, serão as mesmas utilizadas desde o começo da campanha, que são: levar à população as propostas da Coligação Santa Maria Agora Sim, mostrar que Cechin e Dr. Francisco são os melhores nomes para conduzir a cidade rumo ao protagonismo e reafirmar que eles estão prontos e preparados para administrar o município que tanto amam. Reiteramos que Santa Maria precisa de um prefeito e um vice-prefeito que conheçam cada canto da cidade e sejam verdadeiros amigos dos cidadãos, e essas pessoas se chamam Sergio Cechin e Dr. Francisco Harrisson

Luciano Guerra (PT) - Coligação "Você na prefeitura" 
Vamos intensificar o diálogo com as comunidades de todas as regiões; detalhar a apresentação das principais propostas à população para conquistar voto de indecisos; massificar estratégia planejada para redes sociais; dinamizar agenda para que Luciano e Marion estejam nas ruas o maior tempo possível; fortalecer a presença de lideranças como os deputados Valdeci Oliveira e Paulo Pimenta e os candidatos a vereador e a vereadora; ressaltar a necessidade de mudança e renovação em Santa Maria após 12 anos de gestões comandadas pelo mesmo grupo político; salientar o compromisso do Luciano com a superação da Covid-19 em todos os seus aspectos (sanitário, social e econômico)

Evandro Behr (Cidadania) - Coligação "A Santa Maria que queremos, a cidade que merecemos"
A estratégia é a mesma: combater a política profissional e respeitar a inteligência do eleitor santa-mariense, falando a verdade e proporcionando a mudança que queremos. Não somos melhores ou piores, somos diferentes. E, nesta semana, nas redes sociais e, no último debate, vamos deixar isso absolutamente claro para que possamos enfrentar um dos momentos mais difíceis da história diante de 10 mil desempregados e de ter de garantir a segurança sanitária

Marcelo Bisogno (PDT) - Coligação "Um novo caminho para Santa Maria"
Cada vez mais estamos colocando para a população todas as diferenças do nosso plano de governo, que é responsável e com os pés no chão. Nesses últimos dias, mobilizamos mais do que nunca nossa militância, que vem crescendo, e intensificamos o olho no olho, as caminhadas em bairros e fecharemos a campanha no sábado com uma grande carreata

Jorge Pozzobom (PSDB) - Coligação "Em frente, Santa Maria!"
A estratégia continuará sendo a mesma adotada desde o início deste processo eleitoral. Ou seja, a de ajudar os eleitores a escolherem o melhor projeto para Santa Maria, mostrando o que já foi ou está sendo realizado no município e as propostas para que a cidade siga crescendo e se desenvolvendo. As ações continuarão tendo como propósito levar informação aos santa-marienses, destacando os motivos que demonstram que a cidade está no caminho certo para que cada um possa fazer a melhor escolha para Santa Maria

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