No quarto episódio da temporada de estreia do Papo De Grandi, conheça um pouco do que pensa Giuseppe Riesgo (Novo). Os episódios vão ao ar toda quarta-feira à noite. O programa é comandado pelo jornalista e gerente geral do Diário, Alexandre De Grandi. Como é ano eleitoral, o podcast se propõe a discutir o pleito com os pré-candidatos a prefeito de Santa Maria. O conteúdo será disponibilizado pela ordem de gravação.
Completam a lista de entrevistados: Beto Fantinel (MDB), Ewerton Falk (PL), Tony Oliveira (PL), Paulo Burmann (PDT), Rodrigo Decimo (União Brasil) e Valdeci Oliveira (PT).
Quem é Giuseppe Riesgo?
Nascido e criado em Santa Maria, Giuseppe Ricardo Meneghetti Riesgo é advogado e tem 28 anos. Formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), diz ter iniciado a trajetória política no movimento estudantil:
– Fiz parte do movimento de direita do Diretório Acadêmico. Logo que me formei, decidi concorrer como deputado estadual, me elegi com 22 anos e tomei posse com 23. Cumpri meus quatro anos de mandato.
O pré-candidato também elencou as prioridades na política. Uma delas é referente à sua formação, voltada para a economia.
– Cumpri meu mandato e a minha área de atuação foi sempre muito focada em facilitar a vida de quem quer empreender, de quem quer trabalhar. Sei que produzir é muito difícil neste país. Tentar reduzir impostos e burocracias.
Proposta de renovação
Renovação. Segundo Riesgo este é o motivo que o eleitor deve levar em conta. Em comparação a outras cidades do Rio Grande do Sul, o pré-candidato diz que há pouco crescimento em Santa Maria.
– Brincamos que Santa Maria, tu sai dela e volta em 3 ou 4 meses e parece que mudou tudo. Mas se faz esse movimento em 10 ou 15 anos parece que está tudo igual. Eu tenho essa tristeza de ver Santa Maria parada no tempo. A gente também não tem que olhar para trás. Tem que pensar no futuro – pontua.
Melhorias no município
Mão de obra qualificada, incubadoras, empresas e instituições de ensino. São essas as propostas de investimento que o pré-candidato tem. Conforme Riesgo, a cidade tem potencial de crescimento, o que falta é investir nesses locais, que já possuem pessoas qualificadas para serviços:
– Temos muitas pessoas se formando na cidade, e a gente não utiliza isso ao máximo. Este é o primeiro ponto. Focar naquilo que é processo econômico do momento, como inovação e tecnologia. Coisas que podem ser feitas a distância, podemos ter pessoas daqui trabalhando para pessoas de fora.
Duplicação e utilização da ferrovia são outras estratégias que podem ser utilizadas, segundo o pré-candidato:
– Temos uma ferrovia que cruza a cidade de fora a fora e não usamos aquele trem. Para transporte interno, para passageiros. Para transporte de carga, usamos muito pouco. Além disso, nosso aeroporto ainda também é um problema. Até hoje usamos a pista da base aérea. Tem que ir atrás de investimento e isso é um trabalho que o prefeito tem que estar disposto a fazer.
- VÍDEO: “A missão é não deixar o transporte público colapsar”, diz Ewerton Falk
- VÍDEO: "O transporte público tem um caráter social e ambiental importantíssimo", diz Paulo Burmann
- VÍDEO: “Precisamos começar a olhar do bairro para o Centro”, diz Tony Oliveira
Quer acompanhar o programa completo?
Todos os episódios serão disponibilizados nas plataformas de áudio e também no YouTube. A primeira temporada será com todos os pré-candidatos à prefeitura de Santa Maria (confira a ordem de divulgação abaixo). A próxima temporada já está saindo do papel. A expectativa de divulgação é para maio de 2024.
Papo De Grandi - Primeira temporada
- 10 de janeiro – Ewerton Falk (PL)
- 17 de janeiro – Paulo Burmann (PDT)
- 24 de janeiro – Tony Oliveira (Podemos)
- 31 de janeiro – Giuseppe Riesgo (Novo)
- 7 de fevereiro – Rodrigo Decimo (União Brasil)
- 14 de fevereiro – Valdeci Oliveira (PT)
- 21 de fevereiro – Beto Fantinel (MDB)