VÍDEO: “minha área de atuação sempre foi muito focada em facilitar a vida de quem quer empreender, trabalhar”, diz Riesgo

No quarto episódio da temporada de estreia do Papo De Grandi, conheça um pouco do que pensa Giuseppe Riesgo (Novo). Os episódios vão ao ar toda quarta-feira à noite. O programa é comandado pelo jornalista e gerente geral do Diário, Alexandre De Grandi. Como é ano eleitoral, o podcast se propõe a discutir o pleito com os pré-candidatos a prefeito de Santa Maria. O conteúdo será disponibilizado pela ordem de gravação.

Completam a lista de entrevistados: Beto Fantinel (MDB), Ewerton Falk (PL), Tony Oliveira (PL), Paulo Burmann (PDT), Rodrigo Decimo (União Brasil) e Valdeci Oliveira (PT).

Quem é Giuseppe Riesgo?

Nascido e criado em Santa Maria, Giuseppe Ricardo Meneghetti Riesgo é advogado e tem 28 anos. Formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), diz ter iniciado a trajetória política no movimento estudantil: 

– Fiz parte do movimento de direita do Diretório Acadêmico. Logo que me formei, decidi concorrer como deputado estadual, me elegi com 22 anos e tomei posse com 23. Cumpri meus quatro anos de mandato. 

O pré-candidato também elencou as prioridades na política. Uma delas é referente à sua formação, voltada para a economia. 

– Cumpri meu mandato e a minha área de atuação foi sempre muito focada em facilitar a vida de quem quer empreender, de quem quer trabalhar. Sei que produzir é muito difícil neste país. Tentar reduzir impostos e burocracias. 

Proposta de renovação

Renovação. Segundo Riesgo este é o motivo que o eleitor deve levar em conta. Em comparação a outras cidades do Rio Grande do Sul, o pré-candidato diz que há pouco crescimento em Santa Maria. 

– Brincamos que Santa Maria, tu sai dela e volta em 3 ou 4 meses e parece que mudou tudo. Mas se faz esse movimento em 10 ou 15 anos parece que está tudo igual. Eu tenho essa tristeza de ver Santa Maria parada no tempo. A gente também não tem que olhar para trás. Tem que pensar no futuro – pontua.  

Melhorias no município

Mão de obra qualificada, incubadoras, empresas e instituições de ensino. São essas as propostas de investimento que o pré-candidato tem. Conforme Riesgo, a cidade tem potencial de crescimento, o que falta é investir nesses locais, que já possuem pessoas qualificadas para serviços: 

– Temos muitas pessoas se formando na cidade, e a gente não utiliza isso ao máximo. Este é o primeiro ponto. Focar naquilo que é processo econômico do momento, como inovação e tecnologia. Coisas que podem ser feitas a distância, podemos ter pessoas daqui trabalhando para pessoas de fora. 

Duplicação e utilização da ferrovia são outras estratégias que podem ser utilizadas, segundo o pré-candidato: 

– Temos uma ferrovia que cruza a cidade de fora a fora e não usamos aquele trem. Para transporte interno, para passageiros. Para transporte de carga, usamos muito pouco. Além disso, nosso aeroporto ainda também é um problema. Até hoje usamos a pista da base aérea. Tem que ir atrás de investimento e isso é um trabalho que o prefeito tem que estar disposto a fazer.

Quer acompanhar o programa completo?

Todos os episódios serão disponibilizados nas plataformas de áudio e também no YouTube. A primeira temporada será com todos os pré-candidatos à prefeitura de Santa Maria (confira a ordem de divulgação abaixo). A próxima temporada já está saindo do papel. A expectativa de divulgação é para maio de 2024. 

Papo De Grandi - Primeira temporada

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Projeto proíbe fabricação, comercialização e uso de linhas com cerol Anterior

Projeto proíbe fabricação, comercialização e uso de linhas com cerol

Deputado Vilmar Zanchin apresenta balanço da gestão na presidência da Assembleia Próximo

Deputado Vilmar Zanchin apresenta balanço da gestão na presidência da Assembleia

Política