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A disputa presidencial deste ano elevou os ânimos dos eleitores e tem gerado discussão nas redes sociais, principalmente em grupos de WhatsApp da família e de amigos, por todo o país. Com a polarização partidária dos últimos meses, o compartilhamento de informações falsas na internet se tornou comum e, com isso, o trabalho de agências de checagem de dados passou a ter ainda mais importância no esclarecimento dessas informações em busca da verdade. No Brasil, existem, pelo menos, cinco agências que atuam na prática do fact-checking. Uma delas fica em Porto Alegre e foi criada neste ano, com foco na checagem de discursos políticos de candidatos gaúchos.
Por meio de compilação de notícias e análise de dados em bases de dados abertos, a equipe do Filtro, que conta com jornalistas com experiência em diversos veículos de comunicação do país e do Exterior, publica informações e esclarecimento de boatos que vem sendo criados nas redes sociais. A co-fundadora do Filtro, Naira Hofmeister, conta que o projeto foi criado para atuar, especificamente, durante o período de eleições, mas a equipe já tem ideias para continuar trabalhando na área.
- A gente espera que, com o tempo, os boatos parem de ser gerados, e acreditamos que o bom jornalismo não vai perder o lugar no mundo nunca. Até temos evitado usar o termo fake news, porque se não há verdade, não é uma notícia, então utilizamos o termo "desinformação" para nos referir a esse fenômeno que foi inflamado nos últimos tempos. Temos vários projetos em vista, mas ainda não pensamos a respeito de como vamos seguir financeiramente. Acredito que, neste ano, um novo problema que estamos enfrentando são os boatos, mas o trabalho de fact-checking é muito saudável, porque permite que as pessoas possam comprovar o que a gente checa e teve um impacto muito legal durante o período eleitoral - comentou Naira.
A jornalista estima que, desde que o Filtro iniciou as atividades, no início do ano, já foram mais de 90 checagens publicadas. Com isso, Naira acredita que o interesse da população por esse tipo de iniciativa deve aumentar.
Confira quais são as agências que atuam na checagem de dados:
- Agência Pública
Primeira agência de jornalismo investigativo sem fins lucrativos do Brasil, que atua na apuração de fatos em relação à administração pública, incluindo todos os níveis de governo e as casas legislativas, além dos impactos sociais e ambientais de empresas, suas práticas de corrupção e de antitransparência, o Poder Judiciário e a violência contra populações vulneráveis na cidade e no campo. Também realiza mentorias para jornalistas, concurso de microbolsas de reportagem, eventos de discussão sobre jornalismo e programas de apoio a projetos inovadores. - Lupa
Primeira agência de notícias a se especializar na técnica jornalística do fact-checking. Desde novembro de 2015, a equipe acompanha o noticiário diário de política, economia, cidade, cultura, educação, saúde e relações internacionais para corrigir informações imprecisas e divulgar dados corretos. Também integra a International Fact-Checking Network (IFCN), rede mundial de checadores reunidos em torno do Poynter Institute, nos Estados Unidos. - Aos Fatos
Diariamente, a equipe de jornalistas acompanha declarações de políticos e autoridades de expressão nacional, de diversos partidos, de modo a verificar se eles estão falando a verdade. Para isso, a fórmula adotada para análise possui sete etapas: verdadeiro, impreciso, exagerado, contraditório, insustentável, distorcido ou falso. Para checar os dados, as informações são selecionadas a partir da relevância e, a partir disso, a fonte original é checada. Depois, a equipe procura por fontes de origem confiável como ponto de partida e também consultam fontes oficiais, para confirmar ou refutar a informação. Fontes alternativas, que podem subsidiar ou contrariar dados oficiais são analisadas para que, após, seja feito o registro e contextualização da informação, com a classificação competente. - Filtro
Iniciativa de checagens da ONG Pensamento.org para verificação de fatos, dados e declarações públicas com foco no Rio Grande do Sul. O objetivo do projeto é desconstruir informações enganosas e buscar a verdade e, para isso, a equipe, formada por jornalistas que já atuaram em grandes veículos de comunicação do Brasil e do exterior, acompanha discursos, entrevistas, programas eleitorais e perfis públicos dos candidatos gaúchos para verificar se o que eles dizem têm fundamento em dados confiáveis e fatos comprováveis, seguindo o código de princípios da International Fact-checking Network. - Boatos.org
Criado em junho de 2013, o site é atualizado diariamente por uma equipe de jornalistas que se dedica a checar boatos sobre morte de famosos, doença rara, tentativas de golpes e outras situações na internet. O espaço foi criado para compilar mentiras que são contadas online e contrapor com a veracidade.