governo leite

17 órgãos estaduais de Santa Maria poderão ter alterações em cargos regionais

Ian Tâmbara


Foto: Pedro Piegas (Diário)

Passados quase seis meses do governo Eduardo Leite (PSDB), nenhum nome foi indicado para os órgãos regionais. Por enquanto, permanecem os cargos de confiança (CCs) nomeados na gestão de José Ivo Sartori (MDB).  

Em Santa Maria, há atualmente 20 cargos de confiança, distribuídos em nove dos 17 órgãos regionais (veja abaixo). Além dos CCs, existem as funções gratificadas (FGs), como, por exemplo, de responsável da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), do comandante do Corpo de Bombeiros e Brigada Militar, ou do delegado regional da Polícia Civil, que são indicadas, mas só com servidores do quadro.

Em relação às CREs, o governo atual adotou, no mês de abril, o critério de seleção dos titulares e, em breve, devem ser conhecidos os novos responsáveis. Isso porque, nesta sexta-feira, encerraram-se as inscrições. Na coordenadoria em Santa Maria, há somente três assistentes como CCs.

Quanto a nomeações dos titulares dos cargos na região pelo governo Leite, a assessoria de imprensa da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão informou que há a intenção de fazer novas seleções de cargos e coordenadores, mas ainda não há prazo, nem em quais órgãos.

Schirmer não é mais eleitor de Santa Maria e já aparece nas pesquisas da Capital

PARTIDOS
Entre os partidos da base do governo, além do PSDB, sigla do governador, o MDB e o PP são representativos na cidade pelo número de filiados. À frente do Palácio Piratini até o final do ano passado, o MDB não reivindicou cargos regionais ao governo tucano, de acordo com a presidente da sigla na cidade, Magali Marques da Rocha. Ela avalia as mudanças de nomes como boas, mas não tão inovadoras. 

- Vemos esse processo com tranquilidade. Poucos cargos foram cortados, alguns foram exonerados. Por questão de currículo e qualificação, é uma iniciativa positiva, mas de qualquer forma haverá uma escolha política - avalia Magali, sobre a seleção para titulares das CREs.

Presidente do PP em Santa Maria até a última quinta-feira, Sandra Rebelato aprova o modelo de seleção mais rigoroso. Já sobre cargos, ela admite que há uma negociação de indicações com o Palácio Piratini.

- O PP é parceiro do governador e está pleiteando vagas, mas o assunto ainda corre nos bastidores. Achamos que a seleção técnica faz parte da nova forma de governar - comenta Sandra, que deu lugar a Mauro Bakof como líder da sigla na cidade, e é secretária do Meio Ambiente do governo Jorge Pozzobom (PSDB).

O PSDB tem como presidente em Santa Maria o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves. Ele acredita em uma transição gradual quanto à troca de cargos na região.

- Desde o início foi abordada a ideia de continuidade. Não é porque trocou o governo que precisamos mudar tudo. Aos poucos, o governador vai fazendo as trocas necessárias, com critérios técnicos - diz Chaves, que é vereador licenciado.

Como o governador Eduardo Leite construiu uma ampla base, várias siglas disputarão vagas na região, além de PP, PSDB e MDB.

Um desses partidos, certamente, a reivindicar cargos por aqui é o PTB, do vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, secretário da Segurança Pública. Também devem entrar nessa fila, entre outros, Democratas, PR, PRB, PSB e PSD.

Governo aprova programa de demissão voluntária de sete estatais

DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS REGIONAIS
Em Santa Maria, existem 20 cargos de confiança (CCs) distribuídos em nove dos 17 órgãos estaduais na cidade. A maioria deles corresponde à função de coordenação ou direção. No caso dos setores que não possuem cargos de confiança, também são feitas indicações, porém de dentro do quadro de funcionários, as chamadas funções gratificadas (FGs). Confira a distribuição nos cargos regionais: 

  • Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) - 3 cargos - Diretor e dois vices
  • 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE) - 3 cargos - Três assistentes
  • Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) - 3 cargos - Coordenador, coordenador adjunto e gestor
  • 8ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (8ª Crop) - 3 cargos - Coordenador, chefe de seção e assistente superior
  • Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) - 2 cargos - Gerente e adjunto
  • Centro de Atendimento em Semiliberdade (Casemi) - 2 cargos - Diretor e vice
  • Companhia de Processamento de Dados Estado Rio Grande do Sul (Procergs) - 2 cargos - Diretor e diretor administrativo
  • Comando Regional da Brigada Militar - Não possui cargos de confiança
  • Comando Regional de Bombeiros - Não possui cargos de confiança
  • Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) - Não possui cargos de confiança
  • Delegacia Regional da Polícia Civil - Não possui cargos de confiança
  • Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) - Não possui cargos de confiança
  • Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) - Não possui cargos de confiança
  • Instituto-Geral de Perícias (IGP) - Não possui cargos de confiança
  • Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) - Não possui cargos de confiança

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Piratini anuncia números da seleção de titulares das coordenadorias de Educação Anterior

Piratini anuncia números da seleção de titulares das coordenadorias de Educação

Dirceu se apresenta à PF em Curitiba para cumprir pena na Lava Jato Próximo

Dirceu se apresenta à PF em Curitiba para cumprir pena na Lava Jato

Política