Polícia Civil faz sigilo sobre investigação do assassinato dos professores da UFSM; crime completou um mês

Polícia Civil faz sigilo sobre investigação do assassinato dos professores da UFSM; crime completou um mês

Foto: Polícia Civil (Divulgação)

Apenas um dos dois suspeitos do assalto que culminou na morte dos docentes, em julho, foi preso. Um segundo suspeito detido foi solto ao provar que não esteve em Mato Castelhano na data do assalto

A morte dos professores do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) durante um assalto a um hotel em Mato Castelhano, no norte do Estado, completou um mês no domingo (25). Neste período, poucas informações foram divulgadas pela Polícia Civil sobre o crime que repercutiu em todo o país.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A ação aconteceu na madrugada do dia 25 de julho, uma quinta-feira. Dois assaltantes renderam hóspedes do Hotel Romanttei, e mataram a tiros os professores Fabiano de Oliveira Fortes, 46 anos, e Felipe Turchetto, 35. Eles retornavam de um estudo de campo na Floresta Nacional de Passo Fundo. Com eles estavam outro professor do curso e um grupo de cerca de 15 alunos que presenciaram o crime.


Três dias depois do assalto com morte, dois suspeitos foram presos pela Polícia Civil. Um deles segue detido no Presídio Regional de Passo Fundo. O outro foi solto depois que a Justiça revogou a prisão. Essa decisão ocorreu depois que a polícia encontrou um vídeo de câmera de segurança que mostrava o suspeito em Passo Fundo na data do crime.


Questionada sobre a evolução das investigações e a prisão do outro envolvido no crime, a Polícia Civil informou que o inquérito deve ser concluído nesta semana e que o caso corre em sigilo enquanto se aguarda o resultado de perícias. Segundo a polícia, os exames papiloscópicos (impressões digitais) seguem em andamento. O caso é investigado como latrocínio (roubo com morte) duplamente qualificado.

Os professores Fabiano de Oliveira Fortes (à esq.) e Felipe Turchetto atuavam no campus da UFSM em Santa MariaFotos: Reprodução


Impacto nas atividades acadêmicas

O Centro de Ciências Rurais (CCR) da UFSM informou que precisou fazer uma reorganização interna entre os professores do quadro do curso de Engenharia Florestal para que a disciplinas de manejo florestal e biometria, que eram ministradas pelos professores, aconteçam no próximo semestre que se inicia no dia 9 de setembro. Além disso, um processo seletivo para professor substituto será organizado para atender a essa demanda do CCR.


Conforme o professor Alessandro Dal' Col Lúcio, diretor do Centro de Ciências Rurais (CCR) da UFSM, o clima ainda é de comoção entre os alunos, principalmente aqueles que presenciaram o crime. 


- Tudo que está ao nosso alcance de fazer enquanto instituição, estamos fazendo, como o acolhimento a essas pessoas e também o acompanhamento psicológico. Perdemos brutalmente dois colegas que eram muito ativos no nosso Centro e isso mexe muito com a nossa rotina. Ainda vai levar um bom tempo para superar - ressalta.


Relembre o caso 

Os assaltantes deram entrada no hotel na noite do dia 24 de julho e, por volta de 1h30min de quinta (25 de julho), anunciaram o assalto ao hotel Romanteii. Os funcionários do hotel foram rendidos e amarrados na cozinha do estabelecimento, enquanto a proprietária foi levada para outro lugar, onde foi forçada a fazer transferências via Pix. Porém, conforme a polícia, as transações não foram efetivadas, pois os assaltantes informaram dados errados.

 

Após a tentativa frustrada, um dos criminosos armado voltou para o cômodo onde estavam os reféns enquanto o outro tirava pertences das vítimas, como joias e celulares. De acordo com a investigação, um dos professores conseguiu se soltar e tentou entrar em luta corporal contra o criminoso armado.


Em resposta, o assaltante deu pelo menos três tiros contra o docente. O outro professor, ao ver a situação, tentou reagir e foi baleado. Os demais se esconderam enquanto os assaltantes fugiram. A Polícia Civil não informou qual dos professores teria agido primeiro para tentar conter os assaltantes.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morte de jovem em acidente com animal solto na pista comove a comunidade de Júlio de Castilhos Anterior

Morte de jovem em acidente com animal solto na pista comove a comunidade de Júlio de Castilhos

Operação Balada Segura aborda mais de 120 motoristas e autua três condutores por embriaguez ao volante em Santa Maria Próximo

Operação Balada Segura aborda mais de 120 motoristas e autua três condutores por embriaguez ao volante em Santa Maria

Polícia/Segurança