"Na hora, falaram para eu sair de perto, porque poderia explodir", diz dono do terreno em que granada foi encontrada em Lavras do Sul

*Colaborou Pablo Iglesias e Rian Lacerda

A notícia de uma granada em um terreno surpreendeu a região, principalmente os moradores de Lavras do Sul. Na cidade, que tem pouco mais de 7 mil habitantes, um artefato, usada como munição de morteiro, foi encontrado no pátio de uma casa, localizada no centro do município. O proprietário do terreno, Lanes Rodrigues, realizava obras na residência, quando foi encontrado após a limpeza da parte externa. Entre 18h e 19h, o Esquadrão Antibombas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) chegou ao local e iniciou o protocolo para destruição do objeto. Em entrevista ao programa Bom Dia, Cidade!, da Rádio CDN, Lanes Rodrigues relatou como foi o processo até descobrir do que se tratava aquele item diferente que estava em seu pátio.

​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Dono do terreno há cerca de quatro anos, ele está realizando obras e contratou uma pessoa para ficar responsável pela limpeza do pátio, que consistia em tirar plantas e excesso de terra, além de objetos que estivessem por ali, como itens de ferro, que deveriam ser colocados em um canto para que o proprietário colocasse no lixo adequado posteriormente. Pela manhã, momento em que foi verificar o que iria para o lixo, ele encontrou o artefato sujo e o limpou para entender do que se tratava.

– Estava muito sujo, acredito que ele (funcionário) não tenha percebido também. Então, eu joguei uma água para limpar, verifiquei que era um artefato do Exército e liguei para o comandante do município. Na hora, ele disse para eu sair de perto, não tocar, porque poderia explodir – contou o morador de Lavras do Sul.



Após o contato, se iniciou um protocolo de isolamento da área em 100 metros quadrados, no qual pessoas que residem próximas ao terreno saíram de suas casas, e escolas ao redor tiveram de ser evacuadas. Uma equipe especializada do Bope foi avisada e deslocou-se de Porto Alegre em direção à cidade da região. Após às 18h, o grupo chegou na localidade e deu início ao processo de destruição da granada.

– Eles (equipe do Bope) tiraram o artefato com todo o cuidado necessário, levaram para um campo próximo da cidade e detonaram o objeto – contou Lanes Rodrigues, que foi informado sobre a possibilidade de explosão caso tivesse contato com a granada.

O servidor público acredita que o explosivo seja da década de 80, período em que um quartel era localizado na região do atual terreno. Segundo o Comandante do 2° Pelotão do 6 Regimento de Polícia Montada de Lavras do Sul, Berildo Ferreira, o objeto tinha entre 45cm e 60cm e possuía uma capacidade explosiva de até 100m de alcance.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Antonio Oliveira

POR

Antonio Oliveira

antonio.oliveira@diariosm.com.br

17 animais são furtados de propriedade rural em cidade da região Anterior

17 animais são furtados de propriedade rural em cidade da região

Carreta bitrem se solta e tomba no trevo de acesso a Jaguari, na BR-287 Próximo

Carreta bitrem se solta e tomba no trevo de acesso a Jaguari, na BR-287

Polícia/Segurança