Você sabia que o campus da UFSM quase foi no centro? Universidade lança e-book com essa e outras curiosidades

Denzel Valiente

Você sabia que o campus da UFSM quase foi no centro? Universidade lança e-book com essa e outras curiosidades
UFSM é repleta de curiosidades, algumas delas estão em novo e-book lançado pela Revista Arco. Foto: Renan Mattos (Arquivo Diário)

Por que o acesso à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é chamado de Avenida Roraima? Os equipamentos do planetário vieram da Alemanha Oriental? É possível ouvir o que uma pessoa fala de um lado do Arco da UFSM, mesmo estando na outra ponta? Essas são só algumas das 23 curiosidades sobre a universidade que fazem parte de um novo e-book lançado pela Revista Arco no início de junho.

O livro digital reúne 23 curiosidades sobre os mais diversos temas da vida acadêmica da maior universidade da região. A iniciativa agrega textos produzidos para as edições impressas e digitais da Revista Arco. Segundo a editora-chefe da revista, Luciane Treulieb, o trabalho para a confecção do livro surgiu ainda no ano passado:

– O e-book surgiu com essa intenção: aproveitar alguns textos da seção ‘Curiosidades’, que sabemos que nossos leitores gostam muito, e reuni-los em um novo formato.

Abaixo, estão cinco dos fatos curiosos que estão presentes no e-book Curiosidades sobre a UFSM.

Você sabia que se cogitou instalar o campus da UFSM em locais do centro de Santa Maria?

Desde quando foi inaugurada, em 14 de dezembro de 1960, a UFSM tem como sede um espaço de 239.578 metros quadrados de extensão localizado no Bairro Camobi, zona leste de Santa Maria. Mais de 60 anos depois, é quase impossível imaginar o campus sede em outro local, mas a UFSM quase ocupou outros espaços.

Segundo o livro, um dos primeiros locais em que a UFSM poderia ser instalada foi o antigo Parque Imembuí, onde hoje está situada a Vila Militar, entre as avenidas Liberdade, Presidente Vargas e Borges de Medeiros. Também cogitaram-se espaços como o local onde atualmente está a Escola Manoel Ribas e um terreno no distrito de Boca do Monte.

Já o espaço onde o campus foi construído é uma doação das famílias Behr e Tonetto, após pedido feito pelo fundador e primeiro reitor, José Mariano da Rocha Filho, e pelo então deputado federal Tarso Dutra.

Você sabe o verdadeiro nome da Praça dos Bombeiros, do Farrezão ou do Bombril?Para celebrar os 20 anos, Casa de Memória Edmundo Cardoso oferece ações abertas ao público

Os restos mortais do fundador da UFSM estão guardados na instituição?

Monumento em memória do fundador da UFSM carrega consigo diferentes boatos. Foto: Leandro Rosa (Arquivo Diário)

Apesar de ser uma história recorrente, não é verdade que os restos mortais do professor Mariano Rocha estão na UFSM. O mito surgiu com a construção de um monumento de 14 metros de altura de concreto e espelhos que fica situado entre o prédio da Reitoria e o terminal de ônibus.

Apesar de o obelisco ser um memorial ao fundador da Universidade, e na concepção inicial do projeto estar previsto que os restos mortais do reitor descansassem no local, ainda faltam algumas etapas na construção para que isso ocorra.

Leia também:

Campus da UFSM é uma das áreas verdes preferidas dos santa-mariensesUFSM trabalha na construção de uma política de igualdade racialFórum de extensão da UFSM quer ouvir as demandas da comunidade

Você sabia que um Papa já visitou a UFSM?

A visita ocorreu em 1975, mas, apesar disso, quando esteve em Santa Maria, o cardeal de Veneza, Albino Luciani, ainda não havia se tornado Papa. Albino esteve na região para presidir a 32ª Romaria Estadual da Medianeira.

Durante a passagem pelo campus, o cardeal recebeu o título de Doutor Honoris Causa entregue pelo reitor da época, Hélios Homero Bernardi. Albino Luciani foi eleito Papa no ano de 1978 e governou a Igreja Católica por apenas 33 dias.

É possível que duas pessoas conversem no Arco de entrada da Universidade estando cada uma em uma ponta da estrutura?

Física do Arco da UFSM proporciona experiência curiosa. Foto: Pedro Piegas (Arquivo Diário)

Segundo o e-book, sim, é possível. Se duas pessoas pararem embaixo do arco, uma em cada extremidade, e conversarem em tom de voz normal, ambas são capazes de se ouvir mesmo com todo o barulho do trânsito à sua volta. O fenômeno é o mesmo que ocorre na Catedral de Brasília, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Conheça a história de alguns dos pontos turísticos de Santa Maria escolhidos pelos leitores do Diário

A explicação para que isso seja possível é um tanto quanto complexa. O professor do Departamento de Estruturas e Construção Civil do Centro de Tecnologia da UFSM, Eric Brandão, explica no livro que “quando os sussurros chegam até uma superfície circular ou semicircular – como a do arco da UFSM -, as ondas sonoras se propagam ao longo do caminho curvado, o ângulo da superfície faz com que a energia sonora seja canalizada até o outro lado”.

Por que a UFSM possui uma ponte seca?

No projeto original, existira um lago passando por baixo do viaduto da UFSM. Fotos: Renan Mattos (Arquivo Diário)

A estrutura não é bem uma ponte, mas sim um viaduto. Conforme o texto, a estrutura tem o objetivo de manter o fluxo do trânsito e a continuidade da via.

Outro fator que justifica a construção do viaduto é que, no projeto original da UFSM, estava prevista a presença de um lago na parte inferior da ponte.

Do auge ao esquecimento, Concha Acústica reúne memórias da cultura santa-mariense

Muito mais para descobrir e redescobrir o campus

Mais de 20 mil estudantes frequentam o campus da UFSM em Camobi. Foto: Eduardo Ramos (Arquivo Diário)

Ficou curioso para saber mais peculiaridades sobre a Universidade? Por exemplo, descobrir o que é o Tambo da UFSM, ou onde estão os três relógios solares do campus? Basta acessar o e-book gratuito disponibilizado pela Revista Arco para conferir o trabalho completo dos professores e acadêmicos.

Denzel Valiente, [email protected]

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prova de vestibular de inverno da Universidade Franciscana ocorre nesta quinta e sexta-feira Anterior

Prova de vestibular de inverno da Universidade Franciscana ocorre nesta quinta e sexta-feira

Polícia investiga morte de criança de 9 anos por suspeita de maus-tratos Próximo

Polícia investiga morte de criança de 9 anos por suspeita de maus-tratos

Geral