A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) da Polícia Civil de Santa Maria prendeu dois homens durante a operação Maria da Penha realizada na sexta-feira. Os dois descumpriram ordens judiciais que determinavam medidas protetivas às vítimas e determinavam o afastamento deles das companheiras. As prisões preventivas foram cumpridas nos Bairros Chácara das Flores e Duque de Caxias.
A primeira prisão aconteceu durante a manhã no Bairro Chácara das Flores, quando os policiais foram até a casa de um homem de 61 anos e cumpriram a ordem judicial por ele não ter respeitado as determinações de se afastar da vítima. Ele foi algemado, levado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) onde foi feito o registro da prisão e depois foi encaminhado à Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm).
A segunda prisão foi realizada a tarde no Bairro Duque de Caxias também por descumprimento de medida protetiva. Um homem 41 anos com antecedentes por lesão corporal, ameaça e descumprimento de medidas protetivas de urgência foi localizado pela equipe da Deam e preso.
Ele também foi levado à DPPA para o registro da prisão e depois encaminhado ao sistema carcerário. A operação foi coordenada pela delegada Elizabete Kaoru Shimomura, titular da Deam. Denúncias de violência doméstica podem ser feitas pelo telefone 197 da Polícia Civil.