Homenagens

Vigília e culto serão realizados para marcar os 33 meses da tragédia na boate Kiss

"

O Movimento Santa Maria do Luto à Luta e a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) promovem atividades nesta terça-feira para marcar os dois anos e nove meses da tragédia na boate Kiss.

Linha do tempo: os 10 dias que marcaram os 1000 da Kiss

Às 14h, familiares participarão de uma vigília na tenda da associação, na Praça Saldanha Marinho, com a exposição de fotos das vítimas. A vigília segue até as 19h e, antes do fim, será realizado o minuto do barulho. Depois, os familiares seguem para um culto religioso, às 20h, na Igreja Batista, em frente ao Colégio Manoel Ribas.

UFSM também enfrenta problema com alvarás

Passados mais de mil dias do incêndio que matou 242 pessoas, no final de semana, o "Diário" mostrou que hospitais de Santa Maria ainda seguem sem o alvará  do plano de prevenção contra incêndios (PPCI).

Nunca Mais Kiss: site abre canal para denúncias de irregularidades em boates

No sábado, a Rádio Gaúcha mostrou que a falta do documento também atinge a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Dos cerca de 300 prédios da instituição, apenas cinco já obtiveram o alvará definitivo de PPCI. Até agora, o Hospital Veterinário, o pavilhão multiuso, os blocos da Casa do Estudante e o Centro Comercial são os prédios que estão em dia com as licenças.

À Gaúcha, o engenheiro Benoine Josué Poll, da Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra), disse que o trabalho é demorado devido à complexidade das estruturas dos prédios. Ele apontou que as determinações da Lei Kiss obrigaram as empresas contratadas a fazer alterações nos projetos já encaminhados, necessitando de nova vistoria dos bombeiros.

Entre os projetos prioritários estão o do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e o da reitoria. No caso do Husm, com 40 mil m², o PPCI enfrenta problemas desde 2013. Benoine afirma que deverá ser solicitado auxílio ao Ministério Público para concluir a obra, além de ser necessário mais tempo para a intervenção no prédio.

A estimativa é que sejam gastos mais de R$ 300 milhões com os projetos e adequações na universidade.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Motociclista fica ferido após colisão com ônibus em Santa Maria

Próximo

Canhões lançam produto que evita ou diminui granizo

Geral