santa maria

VÍDEO: três lares de idosos recebem mais de 83 mil itens de prevenção ao coronavírus

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Abrigo Espírita Oscar Pithan é um dos beneficiados. No local, vivem 34 idosos em situação de vulnerabilidade econômica

O programa Todos Pela Saúde vai doar equipamentos de prevenção à Covid-19 para 629 lares de idosos de todo o país, 32 destes no Estado. Em Santa Maria, o Lar das Vovozinhas, o Abrigo Espírita Oscar José Pithan e a Associação Santa Mariense de Auxílio aos Necessitados (Assan) foram contemplados. As três Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI's)  vão receber, ao todo, cerca de 83 mil itens de prevenção ao novo coronavírus.

Todas as ILPIs selecionadas estão situadas em cidades com mais de 200 mil habitantes e incidência de Covid-19. Os itens doados incluem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) itens de higiene, termômetros, kits de orientação e recursos para bem-estar. Em todo o país, a assessoria do programa estima que 29 mil idosos e 22 mil profissionais de instituições serão beneficiados. Ainda segundo a assessoria, em Santa Maria as doações vão impactar na vida de 306 idosos e 161 cuidadores. 

Pelo menos 34 desses idosos vivem no Abrigo Espírita Oscar Pithan. O presidente, Antônio Adalberto Brum Siqueira, explica que se tratam de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica. Muitos não tem mais nenhum familiar e contam exclusivamente com o cuidado e os recursos oferecidos no abrigo. Pelo menos oito deles tem mais de 90 anos e muitos tem dependência total dos cuidadores, para realização de todas as atividades diárias. 

O Abrigo Oscar Pithan depende de doações para se manter e seguir realizando o trabalho. Agora, além dos custos já previstos, a rotina de cuidados especiais somou itens novos a lista de compras, como álcool gel, por exemplo. Por isso, a possibilidade de chegada desses itens é comemorada.

- A gente tem procurado adquirir tudo que é possível para prevenção dentro das nossas limitações financeiras. Ainda não sabemos exatamente o que eles vão nos mandar, mas certamente vai contribuir - afirma Siqueira. 

AJUDA VEM DE QUEM ESTÁ PRÓXIMO
O Lar da Vovozinhas é outra das instituições que devem ser beneficiadas, informou a assessoria do programa. Contudo, até o momento, nenhum item foi entregue, explicou a vice-presidente do local, Liliane Mello. Segundo ela, toda a ajuda recebida até agora no Lar, que atende a quase 150 idosas, veio dos cidadãos de Santa Maria. 

- Nós estamos cientes de que vamos receber, fizemos o cadastro. Mas ainda não chegou. Os empresários locais, de Santa Maria, é que tem mantido o lar. O dono de um supermercado pra quem eu ligo e conto que não temos mais carne, por exemplo. Ou pessoas, pequenos agricultores, que nos mandam frutas, verduras, ovos. Pessoas físicas que vem aqui contribuir com R$50 ou R$100, com uma cesta básica ou um pacote de fraldas. São essas pessoas que tem nos mantido. Ajuda federal e estadual, até agora, nada. Não passou do discurso.

Além da doação de equipamentos de proteção e prevenção à Covid-19, o programa Saúde Para Todos também anunciou o envio de um montante em dinheiro, para a instituição. Em 11 de julho, o Diário mostrou que ainda não havia confirmação sobre o valor exato desse recurso. Conforme Liliane, a situação segue inalterada. Ela explica que a gestão do Lar ainda não recebeu informações sobre quanto dinheiro virá e sobre qual será sua finalidade - se para custeio dos gastos com alimentação, se para equipamentos de prevenção ou para pagamento de funcionários especializados, por exemplo. 

ITENS COMEÇAM A CHEGAR
A terceira instituição local contemplada é a Associação Santa Mariense de Auxílio aos Necessitados (Assan) faz a gestão do Lar Vila Itagiba, localizado no Bairro Chácara das Flores. Ali, vivem 72 idosos, amparados por uma equipe de 43 pessoas. Conforme a assessoria do Lar, alguns itens da parceria com o programa Todos Pela Saúde já começaram a chegar. Eles vão ajudar na manutenção dos protocolos de prevenção conta o coronavírus. O lar adotou o uso obrigatório de máscaras por todos os funcionários, intensificou a limpeza nos locais de uso comum, reduziu a lotação máxima do refeitório e passou a disponibilizar álcool gel em todos os ambientes. Oficinas sobre a lavagem correta das mãos e protocolos especiais para visitas - em local separado, com distanciamento e duração máxima de 30 minutos - também foram implantados. 

- Acho que a palavra é cuidado. Nós somos um lar de idosos, mas também somos casa. E as pessoas que moram aqui são extremamente importantes. Então, toda a forma que a gente tiver de cuidar, de prevenir, de deixar essas pessoas seguras, mantendo a qualidade de vida e o lazer, é válida - disse a Relações Públicas do Lar, Karoline Arend. 

COMO AJUDAR
As instituições são filantrópicas e dependem da ajuda de doações. Pessoas físicas e jurídicas podem contribuir. Veja como doar valores monetários ou entrar em contato com os locais:

Lar das Vovozinhas:

  • Banrisul : agência 0353, conta corrente 06.005870.0-0, CNPJ 95.623.617/0001-70
  • Banco do Brasil: agência 0126-0 , conta corrente 6204-9
  • Sicredi: agência  0434, Conta corrente  82077-6 
  • Telefone: (55)2103-2626 e (55)98174-0533

Abrigo Espírita Oscar José Pithan:

  • Caixa Econômica Federal: agência: 4722, operação: 003, C/c: 5-2
  • Banrisul: agência: 0350 ; C/c: 06069652.0-1
  • Banco do Brasil: agência: 0126-0 ; C/c: 2016-8
  • Telefone: (55) 3221-6460

Lar Vila Itagiba

  • Banco do Brasil : agência 0126-0, Conta 2152-0 
  • Banrisul : agência 350, conta: 060007532-8 
  • Caixa Econômica Federal: agência 0501, conta 03000350-4
  • Telefone: 3225.5053 ou [email protected]


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: governo propõe que municípios possam adotar protocolos próprios de bandeiras

Vaquinha arrecada dinheiro para tratamento de câncer de rosariense Próximo

Vaquinha arrecada dinheiro para tratamento de câncer de rosariense

Geral