trânsito

VÍDEO: teste com ônibus na contramão chama atenção no centro de Santa Maria

Leonardo Catto

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

Quem viu um ônibus cruzar a Rua do Acampamento na contramão na tarde desta terça-feira pode ter tido como primeiro impulso tentar acordar. Depois de perceber que não era sonho, os curiosos podem ter compreendido do que se tratava a situação. Foram feitos diferentes testes para possíveis mudanças no fluxo do transporte público no centro de Santa Maria. Os estudos são parte da elaboração o termo de referência para a licitação do transporte coletivo.


Mais de 500 pessoas opinam sobre o destino do Centro Histórico

Primeiro, foi feito o teste com um ônibus sanfonado, que ingressou na Acampamento no contra fluxo a partir da Rua Astrogildo de Azevedo. Depois, o veículo fez o trajeto normal (da Rio Branco a Acampamento), enquanto outro ônibus fazia o sentido oposto. Eles se cruzaram abaixo do viaduto Evandro Behr.

Mais uma vez, um veículo ingressou na Acampamento na contramão. Desta vez, ele entrou pela Rua José Bonifácio e percorreu um trecho maior.

Enquanto os testes eram feitos, o fluxo nas ruas Venâncio Aires, Astrogildo de Azevedo, Tuiuti e Pinheiro Machado chegaram a ser bloqueados por agentes de trânsito. Conforme os ônibus passavam, as vias eram liberadas. A Venâncio foi a que mais teve bloqueios, e onde mais motoristas buzinavam por não entender o que acontecia. Todos os veículos estavam vazios durante o teste.

Cachorros começam a receber microchips em Santa Maria

A avaliação do secretário de Mobilidade Urbana, José Orion Ponsi, é que os testes corresponderam às expectativas. Apontamentos foram feitos e serão observados caso as mudanças passem, de fato, a valer.

- É avaliado toda a simulação. Depois, vamos compilar todas as anotações para que se chegue a uma definição e, por fim, um diagnóstico de como operar o transporte coletivo de Santa Maria, no que é possível fazer no Centro - explica.

As observações feitas envolvem dificuldades como árvores no caminho dos veículos, placas e semáforos de sinalização, conversões, estacionamentos e faixas de segurança. Será avaliada a viabilidade de contornar os obstáculos para que se tenha noção do que é possível realmente mudar.

Segundo Ponsi, 94% das linhas de ônibus de Santa Maria teriam seu itinerário alterado. Atualmente, a cidade conta com 37 linhas. Portanto, apenas três manteriam seus trajetos atuais.

OUTRO TRECHO
Mais um teste foi feito. O ônibus ingressou na Rua André Marques e, em vez de seguir reto, dobrou à esquerda na Venâncio Aires. O veículo subiu, no contra fluxo, até a Avenida Rio Branco.

A iniciativa fez parte de um estudo elaborado pela empresa Pró-Cidades, de Porto Alegre, contratada para elaborar o termo de referência para a licitação do transporte coletivo.

PREVISÃO
O Executivo já garantiu a licitação do transporte público ainda para 2021. A previsão anterior era 2020, mas a prefeitura justificou o adiamento devido à pandemia.

O transporte público de Santa Maria é gerido pelas mesmas empresas ha´45 anos. A última prorrogação contratual ocorreu, ainda em 2010, quando, à época, o então prefeito Cezar Schirmer (MDB) renovou os contratos por mais 10 anos.

Os estudos têm o objetivo de pensar formas de diminuir o custo de operação do transporte coletivo, reduzindo a quilometragem percorrida pelos ônibus. Em princípio, não estão previstas novas ações semelhantes. A partir dos testes, será elaborado o Plano Diretor e o termo de referência da licitação do transporte coletivo. Não há previsão de datas para que o plano e o termo sejam concluídos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Com admiradores, artista de 3 anos ganha exposição no Royal Plaza Shopping

Próximo

Laudos apontam que mortandade de peixes em rios da região não ocorreu por envenenamento

Geral